Feirinha do estacionamento da Prefeitura de Camaçari ganha sinal Wi-Fi gratuito
A partir desta quinta-feira (6/2), permissionários e fregueses da feirinha livre da agricultura familiar, realizada no estacionamento do Centro Administrativo de Camaçari, passam a dispor de sinal Wi-Fi gratuito, por meio da rede “CAMACARI_CONECTA”. A iniciativa é da prefeitura, através da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), e conta com apoio da Coordenadoria de Tecnologia e Informação (CTI), setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov).
Fique por dentro de tudo que acontece em Camaçari seguindo nosso Instagram: Clique aqui e siga
Para o titular da Sedap, Fabiano Dourado, implementar internet gratuita e com qualidade é uma importante conquista para a gestão, e faz parte de uma série de melhorias que chegarão, de forma gradual, também, para as demais feirinhas livres que acontecem na cidade. “Isso ajuda a fomentar a economia, facilita os pagamentos instantâneos de transferência via PIX, além de promover a comercialização dos produtos da feirinha com mais segurança e rapidez”, declarou, ao lembrar que a iniciativa se materializa há menos de um mês da entrega das 100 novas barracas móveis, cedidas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada ao Governo do Estado da Bahia, para a Associação dos Produtores Rurais de Camaçari.
Luís Carlos Reis, que negocia produtos, como queijos variados, mel, tipos diversos de carne, entre outros, considerou maravilhosa a melhoria. “Ter acesso a um benefício desse, faz a gente acreditar ainda mais no potencial do atual gestor da nossa cidade. Então, pra mim tá ótimo demais!”, declarou o comerciante de 64 anos.
A produtora de Cordoaria, Ana Célia da Luz, 36 anos, que aos 9 anos já seguia os pais na comercialização de frutas no local, falou que trabalhar na feirinha está ficando cada vez melhor. “Primeiro trocou as bancas, e agora temos internet gratuita. A feirinha mudou bastante, e está muito boa. Como trabalhadora, eu me sinto prestigiada e valorizada, além de bastante alegre”, reconheceu.
Para utilizar a “CAMACARI_CONECTA” basta clicar na opção correspondente e conectar via Facebook, LinkedIn ou X (ex-Twitter). Caso não possua perfil em nenhuma dessas redes sociais, vai ao campo “Registre-se aqui” e prossegue com o cadastro, que vai solicitar dados, como nome completo, e-mail e data de nascimento. Pronto, feito isso o usuário já navegará gratuitamente com qualidade e segurança.
A rede oferece até 700 Mbps (megabit por segundo, que é a unidade utilizada para medir a agilidade da banda larga de velocidade), via tecnologia Wi-Fi 5 (que permite um tráfego mais rápido e com melhor funcionamento em distâncias muito curtas), o que concede ao comerciante fazer a venda conectando o celular e roteando a rede à maquininha de cartão, por meio de conexão estável, sem queda de sinal, caso o acesso por dados móveis não esteja bom.
Segundo a CTI, a rede é aberta, segura e protegida. Ela aceita conexão a partir de qualquer dispositivo, e não só a partir de telefones móveis. No entanto, é barrado o acesso a dados sensíveis, como sites de apologia ao uso de drogas ou à violência, conteúdos racistas ou homofóbicos, entre outros, ou a sites maliciosos que servem de ponte para vírus. A rede não permite, também, acesso entre dispositivos, impossibilitando a invasão de um aparelho por outro.
A feirinha da agricultura familiar do Centro Administrativo de Camaçari acontece todas às quintas, das 7h às 13h.