Projeto da unidade da Bayer em Camaçari recebe certificado internacional
A Mata Atlântica apresenta a maior biodiversidade do mundo, porém sofre frequentes ataques de desmatamento. Atualmente, a floresta tem apenas 12,4% da sua vegetação original, de acordo com levantamento realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Consciente da necessidade de preservação deste importante ecossistema e seguindo o compromisso com a sustentabilidade, a Bayer atua em Camaçari, na Bahia, com o Projeto Florescer, que promove educação ambiental e reflorestamento no entorno da unidade da empresa. A iniciativa ganhou destaque internacional ao ser, recentemente, recertificada pela Wildlife Habit Council (WHC), organização que promove a conservação e gestão de habitats naturais por meio de parcerias e educação.
Lançado em 2008, o projeto já realizou o plantio de mais de 25 mil mudas, resultando em oito hectares plantados e preservados nas instalações da Bayer em Camaçari. A iniciativa tem o objetivo de recuperar a Mata Atlântica e preservar a árvore Camassary. A espécie, que dá nome à cidade que acolhe uma das unidades da Bayer na Bahia, se encontra em extinção em virtude dos desmatamentos e crescimento desordenado.
“Nós, em Camaçari, temos muito orgulho deste projeto por representar a materialização do nosso compromisso com a sociedade e as comunidades que influenciamos e tocamos genuinamente. Aqui, contribuímos para a restauração da Mata Atlântica, bioma brasileiro rico em biodiversidade, porém ameaçado. Com esta iniciativa, ajudamos a preservar a nossa floresta e as mais variadas espécies da fauna e flora”, afirma Rodrigo Pimentel, Gerente de Sustentabilidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente na unidade da Bayer em Camaçari.
O programa consiste em organizar plantio de mudas, monitorar aquelas já plantadas – avaliando quaisquer necessidades de intervenção –, além de oferecer aulas de educação ambiental desenvolvidas para conscientizar e sensibilizar os alunos da rede pública de ensino local. São ministradas por profissionais de empresas parceiras ao projeto e levam temas atuais para reflexão em relação à preservação da biodiversidade. O projeto foi material para a capacitação de mais de 400 alunos com seu curso de educação ambiental, impactando também cerca de 2.000 pessoas beneficiadas através de suas ações. Em 2021, foi conduzido o plantio em área equivalente a dois hectares, atendendo outras instituições técnicas para capacitar mais jovens, desta vez, na modalidade virtual com aulas gravadas diretamente do Florescer. As sessões virtuais, contribuíram para além da formação dos jovens envolvidos, também o fortalecimento da interação com a sociedade.
“O Florescer permite uma experiência que nos faz refletir sobre a importância da manutenção da biodiversidade. Com esta ação, é possível estabelecer uma cultura de conscientização e garantir a promoção da educação ambiental, pois o programa destina cursos gratuitos para jovens da comunidade, destacando a importância de preservamos nossos ecossistemas. É muito maior do que um compromisso firmado”, explica Guilherme Alencar, Engenheiro de Sustentabilidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Bayer em Camaçari.
Reconhecimentos
Desde o seu lançamento, o projeto já foi certificado cinco vezes; a primeira ocorreu em 2010. Já em 2018, foi a primeira vez que a empresa foi certificada pela Wildlife Habitat Council com selo de ouro. Em fevereiro de 2022, a Bayer em Camaçari foi matéria na última publicação da White Paper WHC, com o enfoque sobre a conservação da área florestal e favorabilidade da permanência e convivência de espécies animais.
A iniciativa não apenas reforça que sustentabilidade é um pilar prioritário para Bayer como está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Todos os projetos da empresa têm como base os desafios socioambientais da humanidade e fazem parte de uma grande jornada de transformação.