Milhares de fiéis da RMS participam de romaria ao Santuário Nossa Candeias
Milhares de fiéis católicos de diversas cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) se reuniram na manhã deste domingo (9), em Candeias, para participar da 11ª edição da Peregrinação Fé e Luz ao Santuário Nossa Senhora das Candeias. Pedidos, renovação de promessas, agradecimento por graças alcançadas ou demonstração do imenso amor à Virgem Maria motivaram os fiéis que caminharam por aproximadamente quatro quilômetros até o Santuário Nossa Senhora das Candeias.
Após dois anos sem realizar a caminhada por conta da pandemia do Coronavírus, a Peregrinação Fé e Luz reuniu 25 paróquias dos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova.
O evento, promovido pela Diocese de Camaçari e Paróquia Nossa Senhora das Candeias, teve como tema “Com Maria, modelo de vocação, ser igreja comunhão, participação e missão”.
A romaria teve início por volta das 6h30, com a Missa Campal, celebrada pelo bispo diocesano, Dom Dirceu Medeiros, no bairro do Ouro Negro, ao lado da sede da Prefeitura de Candeias.
“Depois de dois anos de sofrimento, de uma pandemia mal conduzida, estamos aqui para celebrar a fé. O Santuário Nossa Senhora das Candeias é um lugar importante para reacender a chama da fé. Essas ações ajudam a manter a fé viva do nosso povo”, afirmou o bispo diocesano, Dom Dirceu Medeiros.
Um trio elétrico animou os fiéis com músicas católicas que rezaram o Santo Terço durante a caminhada, acompanhada da imagem de Nossa Senhora das Candeias. A benção do Santíssimo Sacramento, na Praça Nossa Senhora das Candeias, localizada ao lado do Santuário, marcou o encerramento da romaria.
“Após dois anos de restrições, a peregrinação voltou a aconteceu com a participação do povo. Fizemos uma bonita caminhada que reacendeu a fé do nosso povo para possamos continuar firmes na jornada da fé”, ressaltou o pároco, reitor e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Thiago Noronha OFMConv.
Cerca de 2 mil voluntários prestaram apoio aos fiéis durantea a caminhada.
SANTUÁRIO
Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção à Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário diocesano em fevereiro de 2014, reconhecida pelo Vaticano. Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de todo o lugar do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres.