Instituições sociais de Camaçari e Dias d’Ávila recebem melhorias estruturais do Polo da Gente

Foto: Cofic

Cinco instituições sociais comunitárias foram contempladas com reformas, novos equipamentos e capacitação de profissionais por meio do projeto Polo da Gente, beneficiando diretamente 1.280 pessoas com as intervenções e 215 com os treinamentos. Coordenada pelo Cofic, com apoio da Basf, Bahiagás, Braskem, Bayer, Cetrel, SNF e Indorama, a iniciativa contemplou a Associação Pe. Paulo Tonucci – Apito, a Escola Comunitária Parque Florestal e a Creche Escola Comunitária Carmem Mirim, em Camaçari, além do Lar de Idosos Julieta Batista e da APAE, em Dias d’Ávila.

“O Polo da Gente existe para criar oportunidades que geram impacto duradouro, atendendo às necessidades reais da comunidade. É uma iniciativa que reflete, de forma muito clara, o compromisso do Polo de Camaçari com as comunidades vizinhas às suas operações, fortalecendo não apenas as instituições, mas também ações de pessoas que trabalham diariamente em prol do bem-estar social em Camaçari e Dias d’Ávila”, afirma Érico Oliveira, superintendente de Desenvolvimento de Pessoas e Comunicação do Cofic. Ele ressalta que esse projeto é realizado com o suporte da Comissão de Comunicação do Cofic, por meio do Grupo de Trabalho coordenado por Ruth Oliveira, analista de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Intervenções em Dias d’Ávila

Uma das instituições beneficiadas em Dias d’Ávila, o Lar de Idosos Julieta Batista, abriga 25 pessoas. O local ganhou novos equipamentos, incluindo fogão e forno industrial, geladeira, microondas, liquidificador, ventilador de parede, televisão, aparelho de pressão de braço e oxímetro. Além disso, os profissionais participaram da capacitação sobre Primeiros Socorros e Norma Regulamentadora 1 (NR1), que estabelece as diretrizes gerais sobre segurança e saúde no trabalho.

“As benfeitorias, bem como as capacitações, trarão mais segurança e promoverão mais oportunidades de lazer e entretenimento, conforto para nossos idosos”, destaca Zaila Soares, coordenadora do Lar de Idosos.

A Apae de Dias d’Ávila, por sua vez, recebeu brinquedos e jogos, materiais para estimulação tátil e motora — como massas de modelar, painéis sensoriais, blocos de montar e túnel de atividades —, recursos voltados à estimulação auditiva e visual, como instrumentos musicais infantis, luzes sensoriais e brinquedos sonoros, além de livros sensoriais e uma caixa surpresa sensorial.

Benfeitorias em Camaçari

Em Camaçari, a Associação Paulo Tonucci (Apito), que atua na educação de crianças e jovens e beneficia 350 famílias em Camaçari, contou com a instalação do toldo de cobertura na área externa, além da aquisição de um kit de microfone sem fio e uma caixa de som. Os profissionais foram capacitados sobre a inclusão de crianças atípicas em ambientes institucionais de educação típicas, sustentabilidade e o papel dos responsáveis na segurança das crianças.

“São ações muito importantes para conseguirmos realizar mais trabalhos na área externa, além de capacitações com temáticas valiosas para nós, que vão garantir meios para orientar e informar essas famílias, fortalecendo muito nosso trabalho”, aponta Liliane Cavalcante, coordenadora geral da Associação Paulo Tonucci.

A Creche Escola Comunitária Carmen Mirim, que atende 330 crianças, recebeu seis conjuntos de mesas e cadeiras para o refeitório. Já a Escola Comunitária Parque Florestal, que atende 160 crianças de 2 a 5 anos e 11 meses de idade, ganhou a pintura do muro com revitalização da logomarca da instituição, instalação de forro PVC em duas salas de aula e de corrimão na escada. Os profissionais da instituição também foram capacitados em Primeiros Socorros e Norma Regulamentadora 1 (NR1).

Avaliação

A avaliação é de que o Polo da Gente contribui “para fortalecer fisicamente os espaços, tornando os ambientes mais seguros e adequados para o acolhimento da comunidade, enquanto o investimento na capacitação dos profissionais eleva a qualidade dos serviços prestados, ampliando o alcance e a eficácia das ações sociais”, afirma Ruth Oliveira, coordenadora do Grupo de Trabalho Polo da Gente. Ela ressalta que, “além de beneficiar diretamente as populações atendidas, essas iniciativas contribuem para o desenvolvimento local, fortalecendo a rede de proteção social e estimulando a inclusão das comunidades vizinhas ao Polo Industrial de Camaçari”.

Compartilhar notícia: