Camaçari vive um novo momento na educação e isso foi reforçado pela presidente do Sindicato dos Professores e Professoras da Rede Pública Municipal (Sispec), Sara Santiago, nesta sexta-feira (9). Em entrevista ao programa Contato Direto, da rádio Líder FM, a sindicalista destacou que pela primeira vez a categoria teve o seu direito assegurado com a antecipação do pagamento do 1/3 referente a 45 dias de férias.
Santiago lembrou que desde 2019, na gestão do ex-prefeito Elinaldo Araújo, estava em andamento um processo judicial que cobrava o cumprimento da lei que concede aos professores 45 dias de férias e determina o pagamento do 1/3 em cima destes dias e não referente a apenas 30 dias.
“Essa lei que diz que temos 45 dias de férias é de 2008. E quem era o prefeito? Caetano”, frisou. “É um processo judicial que a prefeitura prontamente atendeu. E pela primeira vez nós recebemos 45 dias de 1/3 de férias histórico na Bahia, histórico em Camaçari. Foi uma conquista do sindicato, com muita luta da nossa categoria, foi uma conquista do prefeito Caetano – porque a lei foi ele que fez e ele cumpriu a lei que ele construiu. Então, para o ano de 2025 nós já temos 45 dias de férias creditados na conta do professor”, reforçou a presidente do Sispec.
Diferentemente do que ocorria no passado, agora com o diálogo aberto com o governo do prefeito Luiz Caetano, Sara Santiago ainda afirmou que o ano de 2026 será o momento de colher tudo o que foi construído e debatido junto à prefeitura no ano passado.
“Quando entramos no Sispec foi em 2022. Tentamos em 2023 ter acesso a todo custo ao governo e o governo nos tapeando. Quando a gente assumiu o sindicato ele [Elinaldo] já tinha anos na prefeitura. Essa diretoria entrou no sindicato para denunciar o caos que estava a educação. E o que me motivou a entrar no sindicato? Porque não dava mais para aceitar calado o que Elinaldo estava fazendo. A gente não tinha possibilidade de negociar, nem de resolver os problemas”, disparou.
“2025 foi o ano que nós mais trabalhamos, porque nós pegamos uma terra arrasada e tínhamos que apontar os caminhos para o novo governo que pegou uma casa completamente destruída e está retornando. Nós pressionamos o prefeito ao extremo e o que a gente quer agora é construir. Nós esperamos que tudo o que construímos em 2025 se materialize em 2026”, completou.
Durante a entrevista, Sara Santiago ainda ressaltou o compromisso do prefeito Caetano com o funcionalismo público desde o seu primeiro mandato. “Historicamente foi o prefeito que mais valorizou o servidor público nessa cidade, não é desonestidade o que eu estou falando, é a verdade. Não é a toa que os servidores públicos se empenharam para eleger Caetano, os servidores públicos tiveram um papel fundamental na eleição. Observe, as escolas e a carreira estão praticamente do jeito que ele deixou”.












