• 18 de May de 2024


Camaçari: Professora Vitalina é premiada pela Globo, por projeto de educação antirracista

 Camaçari: Professora Vitalina é premiada pela Globo, por projeto de educação antirracista

A professora baiana Vitalina Silva foi uma das vencedoras da segunda edição do Prêmio do Movimento LED – Luz na Educação, com o projeto ‘Educação antirracista’. O resultado foi divulgado na noite desta quarta-feira (26), pela TV Globo.

Vitalina era finalista na categoria Educadores Inovadores com outros dois projetos: ‘Práticas de campo: sonhos e possibilidades’, que foi o segundo selecionado no prêmio, e ‘Distante Sim, Desconectado Não’.

A professora de Língua Portuguesa e assessora técnica da Secretaria da Educação do Estado (SEC) conta que o projeto nasceu em sala de aula do Centro Educacional Maria Quitéria, em Camaçari, onde leciona para estudantes do Fundamental II.

Foi a mobilização dos estudantes na compreensão do seu lugar no mundo que virou semente do seu projeto. “Agora, estamos só colhendo os frutos de um trabalho que deu certo inicialmente na escola e que me motivou a escrever e inscrevê-lo no prêmio. A gente quer é que eles estejam preparados para enfrentar o racismo estruturante na sociedade e que as mudanças precisam acontecer a partir de nós. Hoje, estar participando de uma premiação que dá valor à escola pública e que será transmitida por uma emissora com visibilidade nacional, junto a parceiros importantes dando sustentabilidade, têm um significado especial”, disse a educadora.

No total, dos nove finalistas, seis iniciativas foram premiadas e receberão um aporte financeiro de R$ 200 mil, cada. A iniciativa é da Rede Globo e Fundação Roberto Marinho com o propósito de mapear, reconhecer e celebrar as práticas inovadoras que potencializam o futuro da Educação no Brasil.

Joe Improta