Áudio em que prefeito de Mata acusa governo de Elinaldo de cobrar propina para instalação de empresa, viraliza nas redes
Um áudio que passou a circular na internet no último domingo (26), em que o prefeito de Mata de São João, Bira da Barraca, aparece falando sobre um possível pedido de propina por parte da prefeitura de Camaçari, viralizou nas redes sociais.
No áudio, o prefeito que é do mesmo partido de Elinaldo, União Brasil, afirma que a empresa Dragão – que produz agua sanitária – tinha interesse em se instalar em Camaçari, porém, um pedido de propina feito pela prefeitura, fez com que a indústria seguisse para Mata de São João, levando consigo 300 postos de trabalho e um investimento de R$ 30 milhões.
Repercutiu
A grave fala repercutiu na imprensa baiana e em diversos perfis de diversas redes sociais. De acordo com informações de fontes ligadas ao partido, o clima não é dos melhores após o episodio e Elinado demonstra bastante preocupação sobre o ocorrido respingar na campanha de Flávio Matos, a quem o gestor apoia para sua sucessão.
O que dizem as partes
Após ganhar proporções catastróficas dentro do partido liderado por ACM Neto na Bahia, o prefeito de Mata, Bira, emitiu uma nota dizendo que o áudio não passava de um mal entendido. Veja a nota na íntegra:
Gostaríamos de esclarecer um mal-entendido recente envolvendo declarações sobre a instalação de uma fábrica em nossa cidade. Minhas palavras foram mal interpretadas, e gostaria de deixar claro que, em nenhum momento, houve a intenção de acusar diretamente a Prefeitura de Camaçari.
Durante uma pequena reunião particular, mencionei a dificuldade que algumas empresas encontram para se instalar em determinadas cidades e, equivocadamente, citei Camaçari, talvez pela importância e grandiosidade desta cidade. No entanto, minha intenção era ilustrar práticas indesejadas que lamentavelmente ouvimos falar em outras localidades. Reitero meu apreço ao colega prefeito de Camaçari e reconheço seus esforços no controle e combate a qualquer prática nociva ao desenvolvimento de seu município. Tenho plena confiança na integridade e no compromisso ético da Prefeitura de Camaçari.
Sinto muito por qualquer desconforto que minhas declarações possam ter causado. Nosso foco deve ser o desenvolvimento de nossas cidades e o bem-estar de nossos cidadãos. Estamos todos unidos pelo mesmo objetivo e continuaremos a trabalhar juntos para alcançar isso.
A instalação da fábrica em nossa cidade é uma grande vitória para nossa comunidade, trazendo novos empregos para a Bahia e oportunidades de crescimento. Agradecemos à empresa pela confiança depositada em nós e reafirmamos nosso compromisso com práticas transparentes e éticas.
Vamos continuar trabalhando juntos, com união e colaboração, para o progresso de nossas cidades e do nosso partido.
Já o Prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo, disse que determinou que fossem adotadas todas as medidas administrativas e judiciais para apuração do caso.