Simulado geral do Polo de Camaçari será realizado até final do ano sem aviso prévio
Comitê de Fomento Industrial de Camaçari/Cofic anuncia a realização, até o final do ano, sem aviso prévio de data e horário, do exercício simulado de evasão do Polo Industrial de Camaçari. O evento terá a participação de mais de 50 empresas e cerca de 15 mil pessoas que trabalham no Complexo Industrial. O treinamento, que será coordenado pelo Cofic e Indorama – Unidade Oxiteno, faz parte do Plano de Contingência do Polo (PCP) para emergências de grande porte e atende a Portaria Inema 16507/18. No dia do treinamento serão bloqueadas todas as vias de acesso ao Polo a partir das 9h30min.
“O treinamento tem por objetivo avaliar os procedimentos coletivos de segurança do Complexo Industrial, especialmente em relação ao acionamento e uso dos recursos técnicos disponíveis do Plano de Auxílio Mútuo/PAM e do Plano de Atendimento Médico Emergência/PAME, para controle de situações de emergência”, afirma Aurinézio Calheira, superintendente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Cofic. Ele explica que o propósito é “manter os trabalhadores capacitados para atuar em uma situação de emergência de grande porte”.
Segundo Aurinézio Calheira, o exercício ocorrerá a partir da simulação de um vazamento de produto químico inflamável (Óxido de Etileno) e princípio de incêndio. “O cenário requer a convocação do PAM (Área Delta K), seguida de evasão total do Polo”, informa.
Realizado desde a década de 1990, o simulado geral de emergência do Polo também vai avaliar a atuação dos coordenadores de evasão das empresas associadas, incluindo o atendimento a vítimas e o bloqueio de pistas.
Para realizar um exercício de evasão, o Cofic conta com o apoio da Polícia Militar (12o BPM – Camaçari, 36ª CIPM – Dias d’Ávila, PMRV – Polícia Militar Rodoviária, Graer – Grupamento Aéreo da PM, Cipe Polo/Companhia Independente de Policiamento Especializado – Polo Industrial), Defesa Civil, da Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari, além da Concessionária Bahia Norte e do Batalhão de Bombeiros Militar (Camaçari), dentre outros parceiros.