Setur destaca diversos passeios para aproveitar o Carnaval em Camaçari

Foto: Rafael Kuster
Os visitantes que chegam à Bahia para aproveitar a folia do período de Carnaval, assim como aqueles que desejam uma programação mais tranquila, têm a opção de desfrutar das riquezas naturais, culturais e históricas presentes em Camaçari. A princípio, o município surpreende pela beleza das praias, que corresponde a 42 quilômetros (km) de orla – segunda maior do litoral baiano. No entanto, a localidade também possui uma vasta e diversificada grade atrativa, ideal para quem deseja criar memórias inesquecíveis.
A Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria de Turismo (Setur), destaca algumas opções de passeios que contemplam, desde o tradicional e revigorante banho de mar até as visitas ricas em conhecimento e conexão com a ancestralidade, a exemplo da Cordoaria – comunidade quilombola com mais de 260 anos de história, localizada em Vila de Abrantes.
O local, certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares (FCP), é conhecido por fomentar a agricultura familiar e a comercialização de produtos que têm como matéria-prima principal a raiz da mandioca, posteriormente transformados em produtos deliciosos como o beiju, a farinha de mandioca, entre outros.
Saindo de Vila de Abrantes e percorrendo aproximadamente 13 km até chegar em Arembepe, é possível encontrar a Aldeia Hippie – única do gênero habitada no mundo e que é, inclusive, um dos maiores produtos turísticos do Brasil. A região, rica em fauna, flora e ecossistemas, proporciona um maior contato com a natureza e também com a arte e o artesanato.
No que diz respeito ao turismo religioso, a dica é visitar os terreiros tombados da cidade, como o Unzó Tatêto Lembá – primeiro terreiro tombado pelo município. Com mais de 34 anos de existência, o espaço está situado na Rua Lembá, 409, no Parque Real Serra Verde, na Estrada da Cascalheira (BA-531).
Ainda entra na lista de atividades religiosas a Igreja do Divino Espírito Santo – uma das mais antigas do Brasil, criada em 1757 e tombada pelo Conselho Municipal de Cultura de Camaçari (CMCC) – localizada na Praça da Matriz de Vila de Abrantes.
Cabe destacar que Camaçari possui, ainda, um Posto de Atendimento ao Turista, instalado na entrada de Arembepe, com funcionamento de domingo a domingo, das 9h às 17h, ou pelo número (71) 3624-3338.
Veja, a seguir, a lista completa de roteiros turísticos em Camaçari indicados pela Setur:
Vila de Abrantes
O que fazer: conhecer a histórica Igreja do Divino Espírito Santo, compras e passeio no shopping, ecoturismo nas dunas, aproveitar as praças, além de visitar a Cordoaria;
Jauá
O que fazer: banho de mar e caminhada na extensa orla, ecoturismo nas dunas, e passeio na lagoa;
Arembepe
O que fazer: surf na praia do Piruí, vivências na Aldeia Hippie, banho de mar nas piscinas naturais, pesca no Emissário, visita à Igreja de São Francisco de Assis, passeio nas praças, e visita ao Parque Ecológico e Cultural Fonte do Cacimbão;
Barra do Jacuípe
O que fazer: banho de mar e de rio, prática de esportes náuticos, visita à Igreja de Santo Antônio, e aproveitar o encontro do rio com o mar;
Guarajuba
O que fazer: banho de mar nas piscinas naturais, visita à Praia do Paraíso (certificada com o selo Bandeira Azul), prática de esportes náuticos e na areia, caminhada nas pistas de Cooper, pedalar nas ciclovias, além de desfrutar dos shoppings com diversas opções de lazer, compras e gastronomia;
Monte Gordo
O que fazer: visita ao Mercado Municipal de Monte Gordo, que possui amplo comércio;
Itacimirim
O que fazer: banho de mar nas piscinas naturais, banho de rio, prática de esportes náuticos e na areia e de pesca oceânica, caminhada nas pistas de Cooper, pedalar nas ciclovias, contemplar e aproveitar o encontro do rio com o mar.
Barra do Pojuca
O que fazer: visita o Mercado Municipal de Barra do Pojuca, que possui amplo comércio, visita ao Terreiro Casa do Mensageiro, prática de esportes náuticos, tomar banho de rio e aproveitar as cachoeiras, e visitar o manguezal.