As inscrições para o processo seletivo do Programa Petrobras Jovem Aprendiz, em Salvador, começam nesta segunda-feira (6). São oferecidas 42 vagas para jovens interessados em formação profissional nos cursos de Técnico em Eletrotécnica e Aprendizagem Profissional em Operador de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 12 de outubro, por meio do site oficial. O programa tem como objetivo promover a inclusão social e a inserção de jovens no mercado de trabalho, com qualificação profissional, conforme os critérios da Lei de Aprendizagem.
Os aprovados terão direito a:
Salário mínimo integral;
Vale-transporte;
13º salário;
Férias;
FGTS.
A jornada será de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, totalizando 20 horas semanais. A formação terá duração de 21 meses, com apoio do Senai, parceiro da Petrobras na realização de 30 cursos profissionalizantes — sendo 18 de aprendizagem básica e 12 de nível técnico — distribuídos em 39 turmas no total.
Critérios de participação
Para participar, é necessário ter entre 14 e 21 anos e 7 meses, sendo que a idade máxima não se aplica a pessoas com deficiência (PCDs). Estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio devem comprovar matrícula e frequência escolar, e o curso escolhido deve ser realizado em turno diferente ao das aulas regulares.
Cotas e inclusão socialE
O programa prevê reserva de vagas para os seguintes grupos:
30% para pessoas negras, indígenas e quilombolas;
20% para PCDs;
15% para adolescentes egressos do trabalho infantil ou em situação análoga à escravidão;
10% para adolescentes em acolhimento institucional ou cumprindo medida socioeducativa.
Além de Salvador, a Petrobras também disponibilizou vagas em outras cidades, como Manaus (AM), Fortaleza (CE), Recife (PE), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), entre outras.
Mais informações sobre o edital, cursos disponíveis e municípios atendidos podem ser consultadas [neste link].










