A Junior Achievement Bahia (JA Bahia), em parceria com o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC), realizou no mês de setembro de 2025 uma Trilha de Aprendizagem com o intuito de fazer jovens da Região Metropolitana de Salvador (RMS) pensarem sobre o futuro e o mercado de trabalho. A iniciativa impactou cerca de 360 estudantes do 9º ano em seis escolas municipais nas cidades de Camaçari e Dias D’Ávila.
Durante a Trilha de Aprendizagem foram aplicados os programas “Montando sua Carreira” e “Conectado com o Amanhã”. O primeiro deles tem como o objetivo motivar e despertar os jovens para as carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português), fornecendo informações sobre essas carreiras e apresentando formas para os jovens se prepararem para profissões de alta demanda enquanto ainda estão na escola.
Já o programa “Conectado com o Amanhã” possibilita aos estudantes um momento de reflexão sobre seu futuro, oferecendo perspectivas de carreiras e informações sobre quais as competências comportamentais apreciadas no mercado de trabalho.
Para Cleine Rodrigues, gestora da Escola Municipal Cosme de Farias, em Camaçari, o projeto e a parceria entre a JA Bahia e a COFIC é de grande importância para os estudantes. “Esse é um projeto muito significativo, trazendo para os nossos alunos a possibilidade de pensar fora da caixinha, de fazê-los entender sobre a necessidade de, desde já, pensar nas possibilidades, nos interesses e no projeto de vida. O projeto ajuda a despertar os nossos alunos para que, de alguma forma, eles tenham, daqui a um tempo, a possibilidade de se engajar no mercado de trabalho e de serem excelentes profissionais”, finaliza a gestora.
Aprendizado
Andressa Miranda, estudante de Camaçari, diz que o programa “Conectado com o Amanhã” trouxe como lição a importância de se pensar no futuro. “Eu aprendi que é muito importante nós estudarmos para que, no futuro, tenhamos a possibilidade de trabalhar com aquilo que gostamos. Também conheci um pouco mais sobre liderança e como a gente deve agir em grupo”, revelou a menina.
Para Gleidson Silva, estudante em Dias D’Ávila, a importância dos ensinamentos da Trilha de Aprendizagem para ser um melhor profissional no futuro. “O projeto foi muito bom para que a gente pudesse absorver informações importantes sobre o futuro do trabalho. Também aprendemos como evoluir como pessoa, em nossas relações intrapessoais e interpessoais, para que, futuramente, daqui a 5 ou 10 anos, quando nos tornarmos profissionais, possamos ser profissionais de sucesso”, declara.
Voluntária na ação, Chariúma Santos foi uma das jovens impactadas por projetos como os apresentados na Trilha de Aprendizagem e agora retorna para as escolas e repassa o conhecimento para outros estudantes. “Para mim, tem sido uma experiência muito importante no sentido de contribuir e de devolver a contribuição para os jovens. Já fui uma estudante de escola pública e algumas pessoas compartilharam esse conhecimento sobre o que eu poderia ser no futuro e isso mudou completamente a minha vida. Eu não tinha nenhuma perspectiva de entrar na universidade e a partir do conhecimento que outras pessoas levaram para dentro da escola que eu estudava, eu pude desejar coisas novas, sonhar com coisas novas”, finaliza a voluntária.










