Nova fábrica em Camaçari: Unigel promove investimento inicial de 120 milhões de dólares
Com investimento inicial de US$ 120 milhões, a Unigel anunciou oficialmente a implantação da primeira usina de hidrogênio verde do país. Localizada no Polo Industrial de Camaçari, a nova fábrica deve entrar em operação até o final de 2023, com estimativa de gerar cerca de 500 empregos diretos e indiretos. Em sua primeira fase, a fábrica terá capacidade de produzir 10 mil toneladas/ano de hidrogênio verde e 60 mil toneladas/ano de amônia verde. Na segunda fase do projeto, prevista para entrar em operação até 2025, a meta da companhia é quadruplicar a produção.
“Com este projeto, a Unigel dá mais um importante passo rumo à descarbonização de diversos setores, contribuindo substancialmente para combater as mudanças climáticas do planeta”, afirma Henri Slezynger, fundador e presidente do Conselho de Administração da Unigel. Ele ressalta que “vamos produzir toda energia do projeto a partir de energia eólica, numa parceria com a Casa dos Ventos em Várzea Nova, na Bahia”. O contrato de 20 anos assinado em 2021 e avaliado em mais de R$ 1 bilhão prevê fornecimento à Unigel a partir de 2024, vinda dos aerogeradores do parque Babilônia Sul (360MW)
Solução Carbono Zero para inúmeras aplicações
Os produtos da nova fábrica do Polo de Camaçari serão ofertados a clientes que encontram no hidrogênio verde e na amônia verde uma importante solução para seus desafios de descarbonização, informa Roberto Noronha Santos, CEO da Unigel. Entre as aplicações estão o uso do hidrogênio como matéria-prima na siderurgia e no refino de petróleo, e também como combustível para veículos diversos, além do uso da amônia por navios graneleiros e porta-contêineres, substituindo combustíveis fósseis.
A amônia verde também poderá ser utilizada para fortalecer o portfólio de produtos sustentáveis da Unigel, uma vez que é matéria-prima na fabricação de fertilizantes e acrílicos. “Dado o potencial do Brasil na geração de energia eólica e solar, a Unigel acredita que o país tem uma grande oportunidade de ser referência para o mundo no hidrogênio verde, solução que traz versatilidade ao transformar energia renovável em matérias-primas e combustíveis Carbono Zero”, explica Roberto Noronha Santos.
Além de utilizar amônia como matéria-prima, a Unigel tornou-se produtora deste insumo no ano passado, após inaugurar duas fábricas de fertilizantes que deram origem à Unigel Agro. Além disso, a empresa opera um dos dois únicos terminais de amônia do Brasil, localizado no Porto de Aratu, no estado da Bahia.