O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com 603 vagas abertas para cursos superiores nas modalidades de bacharelado, licenciatura e tecnólogo. As oportunidades estão distribuídas entre 12 campi, incluindo os municípios de Camaçari, Simões Filho, entre outros.
As inscrições seguem até o dia 22 de julho, e os cursos serão ofertados nos turnos matutino, vespertino e noturno, conforme a disponibilidade de cada unidade.
As vagas estão distribuídas entre diversos cursos, como os tecnólogo em Jogos Digitais, Produção Multimídia, Manutenção Industrial e Agroindústria; os bacharelados em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Alimentos e Engenharia Mecânica; e as licenciaturas em Matemática, Química e Computação.
Esse Processo Seletivo Simplificado é voltado para candidatos que, até a data de início do curso no IFBA, tenham concluído o ensino médio. Para seleção, será considerado o aproveitamento de notas de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos cinco anos.
O IFBA pratica a reserva de 60% das vagas para estudantes de escolas públicas – considerando as subdivisões dessas vagas por faixa de renda, para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas, e pessoas com deficiência -, 5% para pessoas com deficiência e 2,8% para quilombolas.
As oportunidades estão disponíveis nos campi de Camaçari, Simões Filho, Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié, Ilhéus, Barreiras, Jacobina, Eunápolis, Paulo Afonso e Irecê. Veja lista completa de cursos ofertados e as informações sobre as vagas correspondentes.
As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet. Os candidatos que não têm acesso à internet podem utilizar as instalações físicas e equipamentos dos campi do IFBA destinados para a inscrição, certificando-se antecipadamente sobre os horários disponíveis com o campus, por telefone ou e-mail.
Na inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de curso para o mesmo campus e forma de oferta, caso haja essa possibilidade. Todos os participantes devem ter CPF próprio e ter uma conta de e-mail ativa.
No cronograma do edital, há previsão de que o resultado final seja divulgado no dia 1º de agosto, com publicação de documento orientador e convocação para bancas de verificação a partir da mesma data.