EXCLUSIVO: Lista de contemplados e entrega dos residenciais do Minha Casa, Minha Vida já têm previsão em Camaçari

O município de Camaçari está em plena expansão habitacional com as obras de oito conjuntos do programa Minha Casa, Minha Vida, que juntos somam 1.712 novas unidades residenciais. Os empreendimentos em andamento são os residenciais Verdes Horizontes 1 e 2, Montenegro 1 e 2, Serra Verde 1 e 2 e Novo Horizonte 1 e 2, que possuem entre 384 e 480 unidades cada.

Cronograma definido
Em entrevista exclusiva ao Jornal Camaçari, o secretário de Habitação do município, Luiz Roberto Sobral, revelou que os conjuntos Verdes Horizontes I e II são os mais avançados, já com 92% das obras concluídas. A previsão é que sejam entregues em dezembro de 2025, e — também em caráter exclusivo — antecipou que a lista dos beneficiários será divulgada até o fim de outubro.

Prazos de conclusão das obras:
Montenegro 1 e 2 – março a abril de 2026
Serra Verde 1 e 2 – maio a junho de 2026
Novo Horizonte 1 e 2 – junho a julho de 2026

Previsão de entregas:
Montenegro – maio de 2026
Serra Verde e Novo Horizonte – outubro de 2026

Seleção sob auditoria do Ministério Público e da Caixa
Sobral revelou que a seleção dos beneficiários está sendo auditada pelo Ministério Público e pela Caixa Econômica Federal, após a constatação de falhas graves no processo de inscrição, realizado entre 12 de agosto e 12 de novembro de 2024, período que antecedeu as eleições municipais.

Camaçari foi uma das poucas cidades do Nordeste a manter o cadastramento em pleno período eleitoral.

Entre os problemas detectados, estão:
duplicidade de cadastros com outros programas habitacionais, incluindo famílias já contempladas;
inscrições de pessoas não residentes em Camaçari ou até mesmo beneficiários em outros estados, como Minas Gerais e Goiás;
cadastros de candidatos com renda acima do limite permitido;
informações incompletas ou inconsistentes;
ausência de atualização de dados no CadÚnico, em descumprimento à Lei Municipal nº 738, de 22 de julho de 2024, que estabelece como requisitos residir há pelo menos cinco anos no município, estar inscrito no Bolsa Família e constar no CadÚnico.

Unidades habitacionais por residencial:
Verdes Horizontes: 384 unidades
Montenegro: 384 unidades
Novo Horizonte: 464 unidades
Serra Verde: 480 unidades

Mais unidades a caminho
De acordo com o secretário de Habitação, a Prefeitura pleiteou junto ao Ministério das Cidades mais 2.100 unidades habitacionais. Desse total, 600 já foram liberadas para construção em áreas de expansão como o Jardim Limoeiro, o Alpha e o Nascente do Capivara. Caso outros municípios não cumpram as exigências, Camaçari poderá receber ainda mais moradias.

Compartilhar notícia: