close
  • 26 de November de 2020

Eleições 2020 na Bahia: Denúncias de aglomerações em atos de campanha eleitoral podem ser feitas online

 Eleições 2020 na Bahia: Denúncias de aglomerações em atos de campanha eleitoral podem ser feitas online

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) disponibilizou, na segunda-feira (2), um formulário online para denúncias de atos de campanha que desrespeitem as normas sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19.

As denúncias para o Disque-Aglomeração, canal exclusivo para denúncias ligadas à concentração de pessoas em atos de campanha eleitoral em municípios do estado, já podiam ser feiras pelo telefone desde o último sábado (31), quando o canal foi lançado. De acordo com o TRE-BA, por telefone, as denúncias podem ser feitas todos os dias, das 9h às 24h, por meio do número (71) 3373-9000.

Já por meio da internet, o formulário está disponível no site do TRE-BA. É necessário preencher os dados solicitados, como nome e CPF do denunciante, município, data e hora da aglomeração. É possível enviar fotos e vídeos que comprovem a denúncia.

Segundo o TRE-BA, de sábado à noite até o início da noite de segunda-feira, 1.808 ligações foram recebidas pelo tribunal. Em 24 horas de funcionamento do canal, foram realizadas duas apreensões de carro de som, uma na cidade de Iguaí e outra em Nilo Peçanha. Na segunda-feira, foram recebidas 461 ligações, gerando oito demandas.

O Disque-Aglomeração é coordenado pela equipe do Plano Integrado de Segurança – Eleições 2020, liderado pela juíza da 18ª Zona Eleitoral, Isabella Lago, e conta, também, com o assessor de Segurança e Transporte do Tribunal, Coronel Wilson Dutra.

Conforme prevê a Resolução Administrativa Nº 37/2020, a juíza Isabella Lago poderá exercer o poder de polícia em todos os municípios da Bahia.

Redação