Camaçari é a segunda cidade da Bahia com mais casos ativos de covid-19; unidades estão em pré-colapso
Depois de Salvador, Camaçari é o município com maior número de casos ativos de covid-19 no estado, segundo dados de sábado (20) compilados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Nesta data, a cidade tinha 1,6 mil pessoas infectadas ativas, enquanto a capital teve mais de 4,7 mil, conforme os boletins municipais. Quarta no ranking populacional do estado, Camaçari é menos populosa do que Feira de Santana e Vitória da Conquista — que ficam em oitavo e quarto lugar, respectivamente, em quantidade de casos ativos. A UPA de Camaçari localizada na Gleba A está com superlotação, o Hospital Geral já não atende “porta-aberta covid-19” e os leitos contratados no maior hospital privado do município, o Santa Helena, estão totalmente ocupados.
Após observar sinais de pré-colapso no sistema de saúde, a administração determinou o fechamento de todas as praias e parques públicos por quinze dias, a partir deste domingo (21). Secretário municipal de Saúde, o médico Elias Natan, considera que esse já é o pior momento da pandemia na cidade e teme que a situação possa se complicar nas próximas duas semanas — um provável reflexo da desobediência ao isolamento no Carnaval, supõe. Atualmente, Camaçari está sob toque de recolher, determinado pelo governo estadual, com restrição de circulação das 22h às 5h, válido até quinta-feira (25).
Ainda segundo o secretário, o município de 300 mil habitantes vem registrando uma média de 300 novos casos oficiais nos últimos dias. “A gente vê com muita preocupação. As pessoas estão buscando as nossas UPAs, que já estão lotadas. Hoje [domingo], temos 46 pacientes na tela esperando regulação, sendo que mais de 20 necessitam de leitos de UTI. Precisam ser internados, UPA não é para internamento”, detalhou.
Com informações do Correio 24h