Populares realizam manifestação e cobram melhorias na saúde de Camaçari
Um grupo de pessoas realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (17), em frente a UPA da Gleba A, em Camaçari. Durante o ato, diversos camaçarienses de diferentes localidades cobraram melhorias e reclamaram da forma do atendimento realizado na unidade de saúde daquele bairro.
Durante a manifestação, a maior parte das reclamações foi da falta de uma unidade para receber pacientes com Covid-19. Muitos alegavam os riscos que doentes com outras enfermidades sofriam ao se deslocar para a UPA da Gleba A.
Nós estamos reivindicando hoje a melhoria no atendimento a saúde. Há pessoas que estão precisando de uma atenção maior neste momento. Estamos buscando que as autoridades competentes olhem com sensibilidade para a gente e que possa abrir uma segunda UPA. Camaçari possui quase 300 mil habitantes e é desumano atender esta população toda em meio a uma pandemia com somente uma UPA.
Eri, moradora do Alto da Cruz
O ato ganhou presença de moradores da região que saíram de suas casas no momento que já ocorria o protesto. A manifestação foi marcada pela grande rotatividade de opinião e emoção durante o andamento da reivindicação.
Estamos passando por sérias dificuldades. A gente atribui a falta de sensibilização da gestão. Precisamos que o prefeito Elinaldo e o Secretário Elias Natan se sensibilizem. Nós precisamos das aberturas do centros de tratamento ao Covid-19, que foram fechados, além de uma segunda UPA que poderia ser no antigo posto médico da Bomba.
Roberto Rezende, morador do bairro Cristo Redentor
Durante a cobertura feita pelo Jornal Camaçari, diversas pessoas que chegavam para ser atendidas nas dependências da unidade reclamavam sobre o formato de atendimento da UPA da Gleba A. Muitos deles falavam de medo em se contaminar ao procurar assistência para outros tipos de doença e ter o quadro clínico piorado.
Eu espero que o prefeito cumpra com sua promessa de campanha, onde prometeu um hospital municipal e foi gastar dinheiro com viaduto e outras coisas que poderiam esperar. Será que ele (Elinaldo) não tem consciência e não pode abraçar o povo? Abriram convênios milionários com rede particular para agradar empresários e se esqueceram do que mais precisamos, que é de um hospital público.
Liso, morador de Jauá, orla de Camaçari
Durante a manifestação, esteve presente além da equipe do Jornal Camaçari, a Polícia Militar e agentes de trânsito da STT.