• 6 de February de 2025

Jornada Pedagógica 2025 acontece com grande participação de educadores em Camaçari

 Jornada Pedagógica 2025 acontece com grande participação de educadores em Camaçari

Mais um passo foi dado para o novo tempo na educação no município nesta quarta-feira (5), com a Jornada Pedagógica 2025, realizada pela prefeitura, através da Secretaria da Educação (Seduc), no Clube Social e Desportivo de Camaçari. Com tema “Cuidar de Todos e de Cada um”, o evento contou com a participação de milhares de educadores, entre docentes e não docentes.

Ao avaliar o evento como brilhante, o prefeito Luiz Caetano, conversou com os servidores da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari. “Eu vim aqui pedir apoio a vocês, eu quero a escola climatizada, a escola em tempo integral, quero fazer uma educação de qualidade em Camaçari. E gostaria de dizer a cada um de vocês para darmos as mãos, vamos juntos reconstruir nossa cidade, trazer a paz, o amor, a fraternidade e uma educação de qualidade para a nossa gente. Porque vocês têm competência e sabem o que fazem”, afirmou.

Muito feliz com a participação dos educadores, o secretário da Educação, Márcio Neves, destacou que, “hoje a gente começa uma nova etapa da vida e de todo o processo da educação no município. Nós vamos fazer a educação que nós sempre sonhamos, que sempre lutamos, que sempre acreditamos. A gente tá trabalhando muito, e o nosso compromisso é esse, trabalhar para cuidar de cada um aqui. Porque é isso que a gente vai fazer e já sabemos como fazer, mas precisamos da compreensão de todas e todos”, pontuou o gestor, após fazer uma contextualização sobre o comprometimento encontrado nas estruturas físicas e pedagógicas da Seduc.

O titular da pasta ainda leu um texto contendo orientações pedagógicas e disponibilizou o documento para que todos os educadores possam monitorar as ações que serão desenvolvidas a partir de agora.

Com expectativa de construir um currículo que responda às demandas da contemporaneidade, a Jornada Pedagógica 2025 tem como objetivo fomentar uma educação baseada em três pilares: Cuidado, Acolhimento e Inovação. A programação, além das discussões pedagógicas, contou com a participação da reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Adriana Marmori; da reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), Luzia Mota; e do diretor do Ifba – Campus Camaçari, Lucio Marcos Santos.

A professora de Educação Especial do Centro da Atenção Integral à Criança (Caic), Sandra Cordeiro, foi uma das servidoras presentes. Na oportunidade, ela falou que as expectativas para o novo ano letivo são as melhores. “Esse é um momento para a gente reencontrar os colegas, nos vermos e voltarmos a ser felizes”, afirmou a educadora, ao contar que o trabalho da jornada na unidade escolar já está em andamento para receber os alunos na próxima segunda (10), quando retornam às aulas.

Uma das atrações culturais do evento foi o grupo Musiflor, composto por jovens que gostam de música e da natureza, que, sob a regência do maestro Enoque Norberto, apresentaram uma composição autoral em homenagem à educação. Outro artista bastante aguardado pelo público foi o comediante e professor de história Matheus Buente, que arrancou gargalhadas dos educadores ao brincar com assuntos do cotidiano escolar.

A inclusão social foi marcada na Jornada Pedagógica 2025 pela presença de intérpretes de Libras, destinada à comunicação com a comunidade surda participante do evento, que contou, ainda, com distribuição de brindes. O encerramento ficou por conta da Banda Samba Delas.

Também estavam presentes a primeira-dama do município e deputada federal, Ivoneide Caetano, secretários municipais e vereadores, como o presidente da Comissão de Educação e Assistência Social, João Dão, além de representantes sindicais do município.

Joe Improta