Votorantim celebra 11 anos no Polo de Camaçari com certificação internacional

A Votorantim Cimentos celebra, neste mês de fevereiro, 11 anos de operação no Polo Industrial de Camaçari com a conquista de reconhecimento internacional: a certificação EPD® (Environmental Product Declaration) para quatro argamassas produzidas na Bahia. O selo integra um programa global de declarações ambientais baseado em normas técnicas reconhecidas internacionalmente. Considerada uma das unidades mais modernas da companhia, a fábrica baiana conta com 91 empregados, majoritariamente da região, e abastece o mercado da construção civil da Bahia e de estados vizinhos com um portfólio completo de argamassas básicas e colantes das marcas Matrix e Votomassa.

“A certificação EPD® mostra a força do trabalho que vem sendo feito na fábrica da Votorantim Cimentos em Camaçari. Entregamos qualidade, eficiência, transparência e responsabilidade ambiental. Esse reconhecimento valoriza o nosso time local e prova que é possível crescer com desempenho industrial e, ao mesmo tempo, com sustentabilidade. Com a EPD®, a unidade de Camaçari se consolida como uma das referências em argamassas na região, aliando qualidade, tecnologia e menor impacto ambiental”, afirma Marcos Vinícius Simões Oliveira, coordenador de Operações Argamassa da Votorantim Cimentos de Camaçari.

As argamassas baianas com a declaração ambiental são da marca Matrix tipos 2202 Revestimento Fachada, 2203 Projeção, 4201 Contrapiso e 5201 Múltiplo Uso. Além dos produtos baianos, a Votorantim também recebeu a certificação EPD® 2026 para duas novas classes de cimento produzidos na fábrica de Pecém (CE) e mais quatro outros tipos de argamassa da fábrica de Cajamar (SP). Com essas certificações de 2026, a companhia passa a contar com 17 produtos certificados com a EPD® no Brasil.

“Somos pioneiros em oferecer a certificação EPD® para cimentos e argamassas no Brasil. A ampliação das declarações ambientais reforça nosso compromisso em disponibilizar informações transparentes sobre a pegada ambiental dos nossos produtos para clientes de materiais de construção, que podem optar por materiais com menor pegada ambiental. Esse avanço é estratégico para o setor da construção civil, pois apoia diretamente as construtoras na obtenção de selos de sustentabilidade para seus projetos. Trata-se de mais um passo importante em nossa estratégia de descarbonização e na ambição de atingirmos a neutralidade em carbono no concreto até 2050”, afirma Fabio Cirilo, gerente Global de Sustentabilidade e Energia da Votorantim Cimentos.

Com validade até 2030, a EPD® é obtida a partir da avaliação de indicadores como consumo de energia, combustíveis e água, logística de matérias-primas, gestão de resíduos e transporte do produto final. As informações transparentes são verificadas por terceira parte e comparáveis sobre os impactos ambientais ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos.

Relacionamento com a comunidade

Com capacidade instalada para produzir mais de 300 mil toneladas de argamassas por ano, a  fábrica da Votorantim entrou em operação em fevereiro de 2015 no Polo de Camaçari. Em 2024, a empresa investiu R$ 16 milhões na expansão da unidade, com uma nova linha de produção equipada com tecnologia de alta performance para elevar a qualidade e a eficiência dos produtos, ampliando em mais de 50% sua capacidade. Essa iniciativa integra o plano de investimentos de R$ 5 bilhões, anunciado em 2024, com foco no crescimento e na competitividade estrutural das operações no Brasil.

Compartilhar notícia: