A Prefeitura de Camaçari lançou nesta quinta-feira (28) o programa Conexão Saúde. Nesta sexta-feira (29) e sábado (30), na Praça da Matriz, em Vila de Abrantes, acontece o pontapé da ação, com a oferta de diversos atendimentos e serviços. O objetivo é resolver a demanda de pacientes que esperam por exames e consultas com especialistas. Lembrando que a atual gestão encontrou, ao assumir o governo, uma lista de espera com dezenas de milhares de pacientes aguardando por atendimento.
Moradores de comunidades como Buris de Abrantes, Estiva de Abrantes, Fonte da Caixa, Cajazeiras de Abrantes, Cordeiro, Catu de Abrantes, Mutirão e Machadinho que estejam com guias de requisição, devem procurar a unidade de saúde mais próxima para informações sobre o agendamento dos atendimentos.
Durante o Conexão Saúde, serão realizados serviços como coleta de sangue para exames laboratoriais, ultrassonografias (de próstata, tireoide, transvaginal, mamária e abdômen total), consultas oftalmológicas (incluindo especialista em glaucoma, e exames), dermatológicas, endocrinológicas, ortopédicas, além de raio-x e preventivos.
Também haverá atendimento para acupuntura, auriculoterapia, massoterapia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais — com encaminhamento imediato para tratamento em casos positivos. A vacinação humana e antirrábica animal estará à disposição, assim como orientações nutricionais e saúde bucal, com escovação supervisionada e profilaxia. Ainda no local terão estandes da ouvidoria SUS, e da central de regulação. A programação inclui também parcerias com outras secretarias para ampliar o leque de serviços e ações durante os dois dias.
Conexão Saúde
O projeto nasceu de uma avaliação das ações já realizadas na rede municipal e de um planejamento criterioso voltado a melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados à população.
As iniciativas são definidas com base em estudos prévios da demanda reprimida das comunidades, de forma a oferecer atendimentos alinhados às reais necessidades locais. O objetivo é aproximar cada vez mais a gestão da comunidade, ampliar a rede de cuidados e favorecer a qualidade de vida dos cidadãos.
O programa se consolida ainda como um conjunto de iniciativas permanentes, que inclui a ampliação do acesso aos serviços, promoção contínua da prevenção e do cuidado integral, e entrega de novos equipamentos de saúde.