• 27 de December de 2024


Vereador Vavau aponta caminhos para legalização do “ligeirinho”

 Vereador Vavau aponta caminhos para legalização do “ligeirinho”

Em entrevista a Líder FM, de Camaçari, o vereador Vavau (PSB) apontou caminhos a serem seguidos pelo prefeito Elinaldo sobre como deve agir para evitar o dano que o município esta impondo aos motoristas de Ligeirinhos e à população usuária deste serviços.

Para o vereador, nestes 7 anos de governo deste prefeito o município não teve transporte publico, quebrando assim toda uma rotina de aproximadamente 300 mil habitantes. “Jovens, idosos, grávidas, estudantes e deficientes ficaram a mercê do transporte improvisado por familiares e jogados a própria sorte. Esse prejuízo é incalculável. Muita gente teve sua vida inviabilizada por conta deste desgoverno”, pontuou Vavau.

Além do mais, o parlamentar ainda lembra que diante deste cenário uma nova forma de fazer o fluxo diário das pessoas e a economia local foi bruscamente alterada, criando assim uma nova lógica de transporte de pessoas.

Dentre as propostas do vereador Vavau estão a legalização do Táxi Lotação, com todos os critérios estabelecidos para não prejudicar os outros segmentos de táxis na cidade. A lotação atenderia basicamente o mesmo princípio do Ligeirinho, porém com critérios bem claros de quantidade de passageiros, destinos das lotações, valores de passagens, gratuidade para idosos, meia passagens e outros benefícios dados no transporte de ônibus (Vai Card).

O vereador ainda propõe ao prefeito que rescinda o contrato com a locadora de veículos que presta serviços a Prefeitura e contrate um serviço de fila inteligente, incluindo todos os taxistas de Camaçari, incluindo o Táxi Lotação, para atender as demandas diárias de todas as secretarias, coordenações, gerencias e corpo técnico do governo. A experiência poderá incluir a Câmara de Vereadores e setores descentralizados do governo, como ISSM, STT, LIMPEC, e serviços afins.

Outra iniciativa que o vereador também defende é a liberação do funcionamento do transporte por aplicativo, que pode ser estimulado pela Prefeitura, podendo ser pelo UBER, 99, e assim aproveitar a oportunidade e liberar o Go Bay, que é um aplicativo genuinamente de Camaçari.

Vavau aponta ainda que a Câmara de vereadores tem 18 vereadores que votam sempre com o prefeito, então não teria dificuldade nenhuma de votar qualquer projeto para beneficiar o trabalhador e trabalhadora em transporte de pessoas. A prefeitura poderá subsidiar todas essas modalidades de contratos e ou convênios com o Taxista, Cooperativas de Táxis, Táxi Lotação, Mototaxi e no aplicativo Go Bay.

Fechando sua compreensão, o vereador diz que não é compreensível essa má vontade de fazer o bem:

“O que não admito é uma empresa de ônibus e uma locadora tomarem conta de tanto dinheiro em contratos gigantescos e o povo trabalhador do município ficar de fora. Aí, tenho que repetir: pegue o exemplo de Caetano, que quando prefeito enfrentou crises diversas no transporte público, encontrou uma frota de Kombi e outros carros velhos, logo depois a crise do Mototaxi e ele resolveu com a Cooperativa de ônibus e microônibus, o que dignificou bastante nosso transporte publico e o mais interessante, foi o prefeito que primeiro legalizou a atividade de Mototaxi ampliando as condições de todos setores da economia da cidade”, disse Vavau.

Joe Improta