Recheada de artistas de Camaçari. Foi assim a reabertura da Cidade do Saber, um dos maiores complexos de inclusão social da América Latina, em cerimônia realizada nesta quarta-feira (20). Criada em março de 2007, a Cidade do Saber oferece para crianças, jovens e adultos o acesso à educação, arte, cultura, lazer, esporte e tecnologia.
A programação incluiu apresentações, concurso, oficinas, mostras e batalhas de break e hip hop. A cerimônia também contou com a Orquestra Afrosinfônica, sob regência do maestro Bira Marques, e participação dos cantores Elly Nascimento, Nadja Meireles, Edy Xote, Simpa, Itana Rosa e Russo Passapusso, do Baiana Syste, além de apresentações no Foyer com Sil Figueiredo, além de música instrumental, poesia, circo e dança.
“Temos novamente um espaço estruturante para toda sociedade, principalmente para aqueles que mais precisam. Aqui se encontram crianças, jovens, adultos, pessoas dos mais diversos povoados. É a união e o protagonismo do nosso município, tão plural e com uma população tão talentosa. Estamos aqui para oportunizar novos sonhos e a construção de novas histórias”, pontuou prefeito Luiz Caetano.
A secretária de Cultura, Elci Freitas, falou sobre a relevância do equipamento para construção de sonhos e revelação de novos talentos. Serão ofertadas 3.030 vagas em diversos cursos artísticos-culturais, como ballet, canto coral, teclado, teatro, dança de salão e contemporânea, capoeira, violão, bateria, teclado, desenho, pintura, entre outros.
“A emoção de ver a Cidade do Saber renascer é única. Esse equipamento devolve à população o acesso à cultura, a dignidade que pulsa no coração da nossa cidade e, sobretudo, a oportunidade de revelar talentos nas mais diversas áreas. Aqui, cada família que vier prestigiar as apresentações vai sentir que cultura é direito, que a educação liberta e que a arte é capaz de transformar vidas. Temos a nossa usina de sonhos de volta”, ressaltou Elci.
A Cidade do Saber retoma as atividades com vasta programação. Desta quinta-feira (21) até domingo (24), o equipamento volta a sediar o Ballace Festival Nacional de Dança. O evento é conhecido por reunir performances, concurso, mostras, oficinas, bailarinos e amantes da dança de todos os cantos do país. Ao longo dos quatro dias, são esperadas mais de 3.000 pessoas.
Para quem gosta da dobradinha comédia e emoção, Nany People apresenta no dia 14 de setembro o show de humor “Ser mulher não é para qualquer um”, em comemoração aos 50 anos de carreira. Os ingressos já estão sendo vendidos na plataforma digital Sympla [https://www.sympla.com.br/evento/nany-people-ser-mulher-nao-e-pra-qualquer-um/3080978], além da loja Primavera no Centro e no Boulevard Shopping.
VEJA VÍDEO: