• 15 de April de 2024


“Vamos reconstruir todas as casas afetadas pela chuva”, diz Rui Costa

 “Vamos reconstruir todas as casas afetadas pela chuva”, diz Rui Costa

Após decidir passar a noite em Ilhéus para ficar mais próximo do sul da Bahia, o governador Rui Costa (PT) declarou que o governo estadual irá resconstruir as casas daqueles que perderam os seus imóveis devido as fortes chuvas que atingem a região durante todo o mês de dezembro.

“Eu quero tranquilizar você que perdeu a sua casa. Nós vamos reconstruir todas as casas, em parceria com os municípios. Assim que a água baixar e recebermos de cada município, a área afetada”.

Disse Rui, em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia.

O governador ainda apontou que as casas serão construídas em áreas diferentes para diminuir o risco de novas tragédias. “Vamos buscar reconstruir essas casas fora do alcance da água, para que no futuro a tragédia se repita nessa dimensão”, completou.

De acordo com os dados repassados pelos municípios e totalizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), o estado tem 16 mil e um (16.001) desabrigados pelas chuvas, 580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos. A população total afetada é estimada em 430.869 pessoas.

A Bahia tem, neste momento, 72 municípios em situação de emergência reconhecida pelo Governo do Estado.

No domingo, Rui Costa descreveu a situação como uma “tragédia gigantesca”. “Não lembro se na história recente da Bahia tem algo dessa proporção. É algo realmente assustador pelo número de casas, de ruas e de localidades completamente embaixo de água”, postou.

Com informações do A Tarde

Joe Improta