R$ 200 extras: Estudantes beneficiários que fizerem o Enem 2026 podem receber incentivo

Estudantes beneficiários do Pé-de-Meia que concluírem o Ensino Médio em 2026 e participarem dos dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) terão direito a um incentivo extra de R$ 200. O pagamento será realizado após a confirmação da conclusão dessa etapa escolar, conforme as regras do programa federal. Na Bahia, são 437.243 inscritos no ENEM 2026, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), sendo o terceiro maior número do país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

O Pé-de-Meia busca estimular a permanência na escola, a conclusão dos estudos e a continuidade da trajetória educacional dos jovens. Pelo levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do total de inscritos na Bahia, 339.318 farão as provas gratuitamente, o equivalente a 77,6%, enquanto que 97.925 são pagantes.




O secretário da Educação do Estado, Marcius Gomes, destacou a importância do Pé-de-Meia e reforçou a mobilização de toda a rede estadual nas escolas. “Nós somos um dos três estados com mais inscritos no ENEM, e isso reflete o trabalho realizado durante todo o ano na nossa rede estadual. Continuamos com nossas ações nas escolas, com aulões, simulados e dando todo o suporte para que os nossos estudantes façam as provas e realizem o sonho de acessar o Ensino Superior.”

Compartilhar notícia: