• 27 de June de 2022


Um dos maiores fabricantes de baterias e veículos elétricos do mundo deve ocupar o complexo Ford em Camaçari

 Um dos maiores fabricantes de baterias e veículos elétricos do mundo deve ocupar o complexo Ford em Camaçari

A empresa chinesa Build Your Dreams (BYD), uma das maiores fabricantes de baterias e veículos elétricos do mundo, deve ocupar o complexo da Ford, em Camaçari.

A BYD, faz parte do consórcio Skyrail Bahia, para construção do VLT/monotrilho do Suburbio de Salvador. O novo sistema de transporte sobre monotrilho que ligará a região do Comércio, em Salvador, até a Ilha de São João, no município de Simões Filho.

A empresa havia inicialmente manifestado interesse em comprar a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP), mas o negócio não avançou e a empresa ampliou as negociações com o governo da Bahia para se instalar em uma parte do complexo industrial da Ford para montar uma fábrica de automóveis.

Rui Costa fez um anúncio durante a visita ao Centro de Desenvolvimento de Produtos da Ford de Camaçari, no fim de maio referente a uma negociação avançada, mas, não revelou nenhum acordo final.

Em dezembro do ano passado o governador já havia sinalizado para a chegada da substituta da Ford. Durante inauguração do Hospital Materno Infantil, em Ilhéus, o petista sinalizou que a Bahia estava “muito perto de poder anunciar uma solução da questão da Ford” .

Joe Improta