• 5 de March de 2024


Ufba oferece mais de seis mil vagas em 98 cursos do Sisu para 2024; há vagas para Camaçari

 Ufba oferece mais de seis mil vagas em 98 cursos do Sisu para 2024; há vagas para Camaçari

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) vai oferecer 6.170 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) em 98 cursos de graduação, distribuídos nos campi de Camaçari, Salvador e Vitória da Conquista, através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições começam na próxima segunda-feira (22) e seguem até o dia 25 de janeiro. Os interessados devem acompanhar o edital de convocação para realizar a matrícula por meio do site da instituição de ensino.

Neste ano, o Sisu terá apenas uma edição para contemplar todas as vagas ofertadas. O sistema vai funcionar apenas no mês de janeiro e os candidatos serão selecionados para os dois semestres do ano no mesmo momento.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso. A chamada para a matrícula regular será entre os dias 1° e 7 de fevereiro. Os inscritos que não forem aprovados terão de 30 de janeiro a 7 de fevereiro para participar da lista de espera.

A Ufba, seguindo as definições da nova Lei de Cotas, vai reservar vagas para as categorias: pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoa com deficiência e escola pública, além do critério de baixa renda, aplicado nesta edição do Sisu com nova regra, com um salário-mínimo per capita.

Uma das novidades da atualização da Lei de Cotas é que a classificação dos candidatos inscritos será efetuada primeiramente na modalidade de ampla concorrência.

Os cotistas de reserva de vagas serão classificados inicialmente na ampla concorrência, desde que tenham notas suficientes para serem classificados na ampla concorrência. As mudanças foram incorporadas pelo Sisu para o ano de 2024.

Laís Andrade