• 1 de March de 2024


Simulado geral de emergência está sendo realizado no Polo de Camaçari com evasão de trabalhadores

 Simulado geral de emergência está sendo realizado no Polo de Camaçari com evasão de trabalhadores

Um Exercício Simulado Geral de Emergência está sendo realizado neste momento (desde às 9h30 do dia 27 de setembro), no Polo Industrial de Camaçari, com participação de cerca de 15 mil trabalhadores de mais de 50 empresas. O simulado volta a acontecer de maneira presencial depois de três anos realizado de forma virtual, por causa da pandemia da Covid 19.

O treinamento é coordenado pelo Cofic e Unigel e foi iniciado sem aviso prévio de data para sua realização. O objetivo é testar e avaliar os procedimentos coletivos de segurança e comunicação do Plano de Contingência do Polo (PCP), incluindo os recursos técnicos do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), e do Plano de Atendimento Médico Emergência (Pame), mantidos pelas empresas do complexo industrial.

O simulado geral teve como ponto de partida um cenário fictício de colisão entre um ônibus que transportava trabalhadores e uma carreta carregada de amônia, nas imediações da portaria da empresa Unigel Agro, fabricante do produto. Por se tratar de um evento de “grande porte”, envolvendo carregamento de produto químico inflamável, foram acionados o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e todo o sistema de atendimento médico de emergência do Polo de Camaçari, para atendimento às “vítimas”. Para facilitar o deslocamento de viaturas, ambulâncias e trabalhadores que participam do simulado, as vias de acesso ao Polo permanecerão bloqueadas até às 11:00 horas.

O treinamento envolve parceiros externos, entre os quais a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Polo), 12º BTPM de Camaçari, 36ª Companhia de Polícia de Dias D´Ávila, Polícia Rodoviária Estadual, Grupamento Aéreo da PM (GRAER), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e STT de Camaçari, CCR Metrô, Concessionária Bahia Norte e Samu.

Joe Improta