• 12 de February de 2025

Sesau oferece vacinação antirrábica em Camaçari; veja as unidades de atendimento

 Sesau oferece vacinação antirrábica em Camaçari; veja as unidades de atendimento

A fim de promover amplo acesso de cães e gatos à vacinação antirrábica, a Prefeitura de Camaçari oferece o imunobiológico gratuitamente em diversos pontos da sede e orla do município. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau), o atendimento acontece em Unidades de Saúde e em Associações de Moradores dos locais, segundo os horários de cada lugar.

Fique por dentro de tudo que acontece em Camaçari seguindo nosso Instagram: Clique aqui e siga

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) disponibiliza a vacina para os animais a partir de três meses de idade, que preferencialmente já tenham sido vermifugados e submetidos a vacinas múltiplas virais, aquelas administradas em clínica veterinária. Recomenda-se, também, que cães e gatos estejam em boa condição de saúde.

A vacinação animal pode ser no local de atendimento público ou na residência do tutor. Em ambos os casos, deve ser apresentado documento de identificação pessoal e o cartão de vacina do animal. Se o pet ainda não tiver cartão, ele será confeccionado na hora.

Na sede, as unidades da Nova Aliança, Gravatá, Piaçaveira, Gleba B (Bomba) e Gleba E atendem presencialmente de segunda a sexta-feira. Às sextas as equipes de cada um desses espaços atendem em regime de plantão, exclusivamente na própria unidade. Em Parafuso, o atendimento é às quintas em regime de plantão, bem como nas unidades do Burissatuba e do Ponto Certo, todas as sextas-feiras.

As unidades de saúde do Parque das Mangabas, Machadinho, Limoeiro I e II, Verde Horizonte I e II, Massaranduba, Novo Horizonte (Bairro Novo) e Nova Vitória atendem em regime de plantão quinzenalmente às sextas-feiras. O mesmo acontece no Parque Verde II, sendo que o local de aplicação da vacina é na Associação de Moradores da Massaranduba, localizada na rua de mesmo nome.

Na orla, os atendimentos acontecem em regime de plantão todas as quintas-feiras em Jauá, na unidade de Pé de Areias, e no Condomínio Residencial Caminho do Mar. Às sextas, acontecem em Catu de Abrantes, Vila de Abrantes, Arembepe (unidade Fonte das Águas), Barra do Jacuípe, Monte Gordo, Barra do Pojuca e em Cachoeirinha.

Caso haja necessidade de fazer a vacinação na residência, em razão de condições especiais, o tutor deverá ligar para o número 3634-5743 para agendar.

O CCZ é um órgão vinculado à Sesau e atua na prevenção, controle e diagnóstico de zoonoses, que são doenças infecciosas transmitidas de animais para seres humanos. Fica na BA 512, próximo ao campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Joe Improta