• 28 de May de 2024


Seminário debate reivindicações dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias

 Seminário debate reivindicações dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias

Foi realizado, na terça-feira (15/08), no Clube Social de Camaçari, o Seminário em defesa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE). O encontro teve como principais temas questões relacionadas à aposentadoria especial à luz da Emenda Constitucional 120 e a PEC 18/2022, que garante piso salarial diferenciado para a categoria.

O vereador Tagner (PT), um dos apoiadores do evento, destacou que o seminário foi um sucesso e nem mesmo o apagão sofrido pela Bahia, juntamente com outros estados brasileiros, conseguiu prejudicar o debate.

“Apesar das limitações impostas pela queda de energia, tivemos uma manhã excelente, de muito trabalho e deliberações construídas pelos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias”, comemorou.

Além da Emenda Constitucional n° 120/2022 e da PEC 18/22, também estiveram em pauta no encontro diversas outras questões. “Foi um momento em que discutimos as questões particulares de cada município, como por exemplo a porcentagem a ser paga referente à insalubridade a que esses trabalhadores e trabalhadoras estão submetidos. Não há vitória sem luta e, aqui em Camaçari, tanto o Sindicato como a Federação sabem que podem contar com o nosso apoio para a construção e defesa das políticas públicas que renderão o aprimoramento do SUS, melhorando o cuidado primário da saúde das pessoas”, avaliou.

Marcaram presença no evento o subsecretário municipal da Saúde, Luiz Duplat, a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), Ilda Angélica dos Santos Correia vice-presidente da CONACS, Maria Lúcia de Santana Gutemberg, a presidente da Federação Baiana dos ACS/ACE, Zilar Portela, dentre outras lideranças.

Na oportunidade, a deputada federal, Ivoneide Caetano, que também participou do evento, afirmou que as categorias representam melhorias para o futuro do Brasil e que a esfera pública federal está comprometida com a garantia das melhorias para os profissionais da área.

“Em Brasília, estamos todos focados em garantir os avanços que esses profissionais necessitam para exercer de maneira plena e segura as suas funções. O Governo Federal está comprometido em cuidar dos agentes de endemias e de saúde. São vocês que levam o cuidado para o povo brasileiro, em cada casa, nos lugares mais distantes do país”, ressaltou.

Joe Improta