• 28 de March de 2024


Secretaria da Educação da Bahia oferece quase 4 mil vagas de cursos técnicos para estudantes

 Secretaria da Educação da Bahia oferece quase 4 mil vagas de cursos técnicos para estudantes

Estão abertas, até 17 de março, as inscrições para o processo simplificado de seleção para ingressos de estudantes nas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), nos Cursos Técnicos de Nível Médio Concomitantes ao Ensino Médio (MEDIOTEC) e nos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ambas na modalidade de ensino presencial.

Serão ofertadas 425 vagas para os cursos do MEDIOTEC, distribuídas em três Eixos Tecnológicos e quatro cursos técnicos de nível médio, totalizando 17 turmas composta por 25 estudantes. A carga horária dos cursos técnicos ofertados variam entre 800 e 1.000 horas. Os estudantes do Ensino Médio do 1º ou 2º ano regularmente matriculados na rede estadual de ensino realizarão o curso no contraturno do Ensino Regular. As inscrições, nessa modalidade, estarão abertas para os cursos técnicos de Vendas, Paisagismo, Hospedagem e Administração.

Para o estudante Tiago Cândido, do Colégio Estadual do Rio Corrente, no município de São Felix do Coribe, oeste baiano, que atuou em outra edição do programa no curso técnico em Agronegócio, pelo MEDIOTEC, a teoria e prática lhe deram uma nova visão sobre a economia. “No ramo do agronegócio, o que me chamou a atenção foi uma visita à fábrica de café, no município de Santana, e de laticínio, em Santa Maria da Vitória. Hoje, uso os meus conhecimentos no meu dia a dia. Só tenho a agradecer por essa oportunidade”, disse.

Para as turmas do PRONATEC, nos cursos de Formação Inicial e Continuada, nas quotas Novos Caminhos e Qualifica Mais Emprega Mais, estão sendo destinadas 3.455 vagas, neste caso para estudantes do Ensino Fundamental até o egresso da rede pública de Educação, no âmbito federal, estadual ou municipal ou, comprovadamente, de instituição filantrópica ou de instituição privada na condição de bolsista integral.

Os Cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC serão organizados e ofertados para preparar o estudante para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho. Trata-se de um curso compacto, de curta duração, que visa a capacitação, o aperfeiçoamento e a atualização profissional do estudante em todos os níveis de escolaridade.

Esses cursos rápidos, de 160 a 240 horas, serão distribuídos em sete Eixos Tecnológicos e 18 cursos de qualificação profissional ou de FIC, em um total de 125 turmas, distribuídas por 106 municípios, nos 27 territórios. A novidade é que agora as aulas voltam a ser presenciais, com turmas compostas por 25 a 30 alunos, e será concedido auxílio estudantil aos que estiverem matriculados nos cursos do PRONATEC e MEDIOTEC, no valor de R$ 10 por dia de aula efetivamente frequentada, para custeio de transporte e alimentação.

As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico (clique https://bit.ly/3Cp9LQ4) e o processo de seleção dos candidatos inscritos se dará via sorteio eletrônico, de modo aleatório e equitativo, no próximo dia 18. A lista com o resultado final da seleção será publicada no dia 21 deste, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Para a matrícula, o candidato contemplado deverá encaminhar eletronicamente, no período de 21 a 25 de março, para o e-mail pronatecfic2022.1@enova.educacao.ba.gov.br, em uma única mensagem, os documentos indicados no edital. As aulas terão início no dia 28 de março.

Joe Improta