• 17 de April de 2024


Rui Costa anuncia auxílio financeiro a famílias atingidas pelas chuvas na Bahia

 Rui Costa anuncia auxílio financeiro a famílias atingidas pelas chuvas na Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou na segunda-feira (27) à noite que o governo do estado planeja pagar um auxílio às famílias afetadas pelas fortes chuvas no sul baiano. Até o momento, são pelo menos 20 pessoas mortas e 31,4 mil desabrigadas em consequência do desastre.

Questionado sobre mais detalhes da ação, incluindo o valor do auxílio, Costa disse em entrevista nesta terça-feira (28) que as secretarias responsáveis aguardam informações mais precisas dos municípios sobre quantas pessoas tiveram suas casas e bens atingidos pelas enchentes.

“Estamos estudando o valor exato e aguardando que os municípios enviem uma quantidade mais precisa de casas que precisam ser reconstruídas. Não podemos fazer planos e orçamentos com estimativas apenas. Isso tem que ser um numero exato”, disse.

“Agora, com a agua baixando, vamos chegar a esse número. Essa ajuda visa auxiliar que a pessoa compre um fogão, uma roupa, um colchão, é essa ajuda que vamos definir ao longo da semana o valor”, complementou.

Segundo o governo, o benefício será executado dentro do programa Estado Solidário, iniciativa que contempla medidas executadas para apoiar a população durante a pandemia da Covid-19, desde março deste ano.

Até o momento, Rui Costa anunciou valores apenas de uma linha de crédito para comerciantes que tiveram seus negócios atingidos pela enxurrada. Será possível contratar R$ 150 mil sem juros com 12 meses de carência e 36 meses para o pagamento. Caso o valor necessário ultrapasse esse limite, os juros aplicados seguirão taxas de CDI.

Joe Improta