• 24 de June de 2024


Rede estadual inicia ano letivo de forma 100% presencial após quase 2 anos

 Rede estadual inicia ano letivo de forma 100% presencial após quase 2 anos

Nesta segunda-feira (7), a rede de ensino estadual volta às aulas de forma 100% presencial após quase dois anos, desde o início da pandemia.

Para o retorno das escolas, uma série de orientações devem ser seguidas. De acordo com documento da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, os protocolos de biossegurança para a fase presencial serão atualizados de acordo com as situações e decretos dos órgãos de saúde.

Entre os pontos principais estão o uso de máscaras, distanciamento físico entre as pessoas e nas áreas de convivência. Além disso, devem ser fixados no ambiente da unidade escolar o material orientador aos pais, alunos e professores quanto às medidas de proteção, com cartazes, panfletos e outros.

Também há recomendações para uso de bebedouro, higienização das mãos, alimentos e refeições. Quanto ao cartão de vacinação, a exigência é obrigatória no ato da matrícula para estudante de até 18 anos de idade. Já para os menores, não será será exigido o comprovante para acesso às unidades.

Porém, a Secretaria de Educação do Estado informou que intensificará as ações pedagógicas a fim de mobilizar a vacinação nas próprias unidades, em parceria com os municípios. A intenção é imunizar o maior número possível de estudantes.

Para marcar o retorno, uma aula inaugural acontecerá na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT), às 8h30, na Avenida Luis Viana Filho (Paralela), em Salvador.

A solenidade contará com a presença do governador Rui Costa, o secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e a convidada especial Conceição Evaristo, professor e escritora premiada. Um sexteto da Orquestra Juvenil da Bahia (Neojiba) também se apresentará.

Joe Improta