Programa apoiado por diversas empresas do Polo de Camaçari capacita mais de 150 mulheres e jovens para geração de renda 

Mais de 150 pessoas já estão inscritas para participar da 4ª edição do projeto Miniempresa na Comunidade, uma iniciativa de educação empreendedora com foco em inovação, sustentabilidade e geração de renda local. O encerramento do projeto acontece em uma feira de negócios no dia 04 de outubro, das 9h às 17h, no Boulevard Shopping Camaçari, onde os grupos irão apresentar e comercializar os produtos desenvolvidos durante o programa.

Voltado para mulheres e jovens, esta edição do Miniempresa na Comunidade conta com 92 participantes em Camaçari e 60, em Dias d’Ávila; totalizando 152 inscritos. A iniciativa é realizada pela Junior Achievement Bahia (JA Bahia), com patrocínio das empresas Basf, Braskem, Bayer, Bracell, Elekeiroz, Indorama, Unipar, Cetrel e do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC).

Cada grupo participante terá o desafio de criar, do zero, uma miniempresa, com base em temas como sustentabilidade, inovação e protagonismo social. Os produtos começarão a ser desenvolvidos nas próximas aulas e, ao final do ciclo, os participantes terão a oportunidade de vivenciar uma experiência real de gestão e vendas.

Organizações comunitárias envolvidas

Em Camaçari, o programa é realizado em parceria com Damas e Divas, que, desde 2019, mobiliza mulheres do bairro Limoeiro para encontros, formações e ações voltadas à autoestima, empoderamento e geração de renda. À frente da iniciativa está a líder Sara Nery, com o apoio do Salão Sempre Linda. O grupo atua com cerca de 100 mulheres, entre empreendedoras da área de beleza, interessadas em criar negócios próprios ou em se capacitar profissionalmente.

Já em Dias d’Ávila, a ação ocorre em parceria com a Associação Servos de Kadosh, uma instituição fundada em 2015 com atuação voltada ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes, além de atividades como produção de bolos, marcenaria e oficinas de artesanato. Para as aulas, será utilizada uma sala de escola próxima à sede da associação. A comunidade atendida é formada majoritariamente por famílias da região, cadastradas em ações sociais e doações organizadas pela instituição.

Segundo Elde Oliveira, diretor executivo da JA Bahia, “a força desse programa está na conexão entre conhecimento, território e protagonismo. Quando levamos educação empreendedora para comunidades como as de Camaçari e Dias d’Ávila, não estamos apenas falando de negócios, estamos falando de autoestima, de oportunidade, de autonomia. É uma jornada de transformação coletiva, e ver cada participante assumindo esse papel é o que dá sentido ao que fazemos”.

A iniciativa faz parte da metodologia da JA Bahia, uma das principais organizações de educação empreendedora do mundo, que conecta voluntários, educadores e empresas para impulsionar a formação de novos talentos e gerar impacto social nas comunidades atendidas.

O que dizem os investidores

Érico Oliveira, superintendente de Desenvolvimento de Pessoas e Comunicação do COFIC, ressalta que “o COFIC tem incentivado suas empresas associadas a apoiar projetos que se conectam com as comunidades próximas ao Polo e promovem oportunidades reais de empreendedorismo, geração de renda e inclusão social”. E complementa: “O Programa Miniempresa está alinhado com o compromisso das empresas do Polo de fomentar capacitação, autonomia e impacto positivo nessas comunidades”.

Para a Bayer, apoiar ações como essa é investir em potencial humano. “Ver mulheres e jovens engajados, aprendendo e se desenvolvendo é uma grande inspiração. Acreditamos na força da educação empreendedora para transformar realidades, valorizando o protagonismo de cada um”, afirma Alline Silva, Líder da Bayer em Camaçari.

Fábio Oliveira, Coordenador de Responsabilidade Social na Bracell, afirma: “Na Bracell, acreditamos que o empreendedorismo é uma ferramenta poderosa para promover transformação social e geração de renda sustentável. Apoiar iniciativas como o projeto Miniempresas significa investir no potencial de mulheres e jovens, fortalecendo competências que impulsionam autonomia, inovação e protagonismo nas comunidades onde atuamos. Nosso compromisso é contribuir para que cada participante tenha a oportunidade de transformar ideias em negócios reais e de impacto positivo.”

SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT (JA) BAHIA

Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a JA é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo em mais de 100 países. É pioneira na América Latina em levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho para jovens por meio do método “aprender-fazendo”. No Brasil, a JA está há mais de quatro décadas e já entregou mais de 7 milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 205 mil voluntários.

Com a Junior Achievement na Bahia, já são mais de 20 anos de atuação, oferecendo mais de 170 mil experiências para jovens por meio de 5 mil participações voluntárias, tendo chegado a mais de 50 municípios baianos. Pelo trabalho que desempenha, a Junior Achievement Worldwide é reconhecida como a 5ª ONG mais influente do mundo pela thedotgood.

Para saber mais sobre os programas e formas de participação, acesse jabrasil.org.br/ba e siga @jabahia nas redes sociais.

Compartilhar notícia: