A Escola Municipal Colônia Montenegro, localizada no Loteamento Montenegro, em Camaçari, recebeu na última sexta-feira (17) a entrega da sua requalificação, que incluiu uma série de melhorias estruturais e pedagógicas. Entre as intervenções, destaque para a construção de uma nova sala de aula voltada para o nascente, com ventilação cruzada, permitindo a destinação da antiga sala para atividades multimídia.
O prefeito Luiz Caetano ressaltou a importância das melhorias. “Estamos organizando a escola toda, reformando e entregando, trazendo de volta para os meninos, para as meninas, uma escola mais bonita, mais organizada, e está chegando também o parquinho. E essa vai ser a nossa caminhada, vou dar uma atenção especial à educação, para que a gente possa climatizar as escolas, organizar, estruturar, botar robótica, a ciência, ou seja, fazendo que as escolas possam realmente tratar muito bem das nossas crianças”, afirmou.
As intervenções incluíram pintura geral, aplicação da nova identidade visual da rede municipal, revisão do telhado, substituição de policarbonatos e requalificação da estrutura metálica de cobertura, além da instalação de forro em PVC em uma das salas.
De acordo com o secretário de Educação, Márcio Neves, a requalificação faz parte de um planejamento em etapas. “Estamos passando pela segunda etapa de intervenção nas unidades escolares. A primeira foi nos meses de janeiro e fevereiro, justamente para limpar, para dar dignidade mínima para que a gente iniciasse o ano letivo. Nós estamos em uma segunda fase, que é a de dar uma cor, uma alegria, de colocar brinquedos, de colocar novos espaços pedagógicos mais organizados. E vamos entrar numa terceira fase, já em algumas escolas, para iniciar o ano letivo de 2026, que é climatizar algumas salas, as que têm capacidade energética, e também adequar os novos espaços pedagógicos, reestruturando os espaços na área de esporte, as salas de leitura, maker e de informática”, explicou.
Alunos e familiares aprovaram as mudanças. Gabriela Flor Zampieri Nascimento, de 8 anos, estudante do 2º ano, comparou o antes e o depois: “Uma vez o teto quase caiu, a minha sala estava pingando, os livros todos saindo as folhas, tudo ruim lá. Agora, está bem melhor, minha sala não fica mais pingando, o teto não parece mais que vai cair, minha sala tem até um cantinho da leitura, com vários livros bem legais”, disse.
Os ganhos para a comunidade foram destacados pela gestora Ana Paula Caldas. “É um bem-estar maior para os meninos. Os alunos bem acomodados aprendem melhor, bem alimentados, sentem mais vontade de vir para a escola. Tudo que é bonito, a gente tem vontade de estar”, afirmou.
A opinião também foi compartilhada pelas mães de alunos, como Itana dos Santos Góes, 31 anos. “A reforma está ótima, deixou a escola com mais visão e os alunos, nem se fala, porque o meu [filho], quando chegou lá em casa, falou ‘mãe, a escola ficou linda! Eu gostei, está bem chique’, e eu falei ‘que bom que você gostou’”, disse a dona de casa, que relatou ainda que o filho sempre reclamava que a sala molhava em dias de chuva.
A Escola Municipal Colônia Montenegro atende 91 crianças, de 4 a 11 anos, alunos da educação infantil ao 5º ano, na região do Loteamento Montenegro.