• 18 de May de 2024


Pedágio da BA-099 passa a aceitar novos meios de pagamento (débito, crédito e pix)

 Pedágio da BA-099 passa a aceitar novos meios de pagamento (débito, crédito e pix)

O pedágio da BA-099 passará a aceitar pagamento da tarifa nas cabines manuais, nas modalidades Débito, Crédito ou Pix, por aproximação de dispositivos NFC, cartões com chip ou leitura de QR Code. Com isso, a partir de agora, os motoristas que trafegam na Estrada do Coco e na Linha Verde poderão realizar o pagamento da tarifa utilizando cartões, celulares, relógios, pulseiras e outros dispositivos com NFC, desde que habilitados em suas instituições financeiras. Até o momento, serão aceitos pagamentos nas bandeiras Mastercard, Visa, Elo e Hipercard.

Para viabilizar a implantação dos equipamentos e sistemas que atendam os requisitos da nova funcionalidade, a Concessionária Litoral Norte (CLN), empresa do grupo Invepar, realizou um estudo que permitiu a inclusão das três novas modalidades alternativas. Com isso, a empresa se tornou a primeira Concessionária de Rodovias do Nordeste a adotar a tecnologia em 100% das cabines manuais, com equipamento especial totalmente incorporado às cabines, o que permite o uso da tecnologia por aproximação minimizando a necessidade de contato com dinheiro.

O processo funciona de forma simples: o cliente informa na cabine a modalidade de pagamento (dinheiro, débito, crédito ou pix), paga com dinheiro ou aproxima o dispositivo ou cartão no leitor e a transação é confirmada pelo atendente. A categoria do veículo (que determina o valor a ser cobrado) é inserida pelo operador, e o procedimento é validado por sensores instalados na pista junto às cabines de pedágio.

“Estamos sempre procurando maneiras de melhorar a experiência dos nossos usuários e acreditamos que a implantação de novas modalidades de pagamento é uma iniciativa que irá contribuir com o conforto dos usuários da BA-009. Priorizando o funcionamento eficaz, treinamos toda a equipe e iniciamos um período de testes para garantir a comodidade dos clientes que farão o uso da tecnologia nas cabines manuais. Os motoristas também poderão continuar pagando a tarifa com dinheiro em espécie ou utilizando as pistas automáticas, que são exclusivas para veículos com TAG (Etiqueta Eletrônica) ativa”, destaca Luciano Santos, Diretor Superintendente da CLN.

Para habilitar o sistema NFC no cartão, o cliente deve entrar em contato com seu banco ou instituição financeira. O pagamento por aproximação também pode ser realizado por meio das carteiras digitais, a exemplo da Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay. A utilização do serviço não terá custo adicional ao valor da tarifa de pedágio, e a segurança do sistema se dá pela criptografia dos dados do cartão do usuário.

“Essa iniciativa representa um marco importante na trajetória da CLN e demonstra o compromisso contínuo em atender as necessidades dos nossos usuários, que a partir de agora, poderão desfrutar de mais flexibilidade e facilidade ao se deslocarem pelo Litoral Norte”, conclui Luciano.

Joe Improta