Palestras de profissionais do Polo fomentam o futuro profissional de estudantes de Camaçari e Dias d’Ávila

Foto: Divulgação

A engenheira de Manutenção da Braskem Ariane Cândida Batista inspirou estudantes de Dias d’Ávila ao compartilhar sua trajetória profissional e destacar como a educação foi decisiva para sua formação na Engenharia. O encontro realizado, no último dia 23 de setembro, no Centro Educacional Normélio Moura da Costa, integra o programa Construindo o Futuro, iniciativa do Cofic que promove orientações sobre carreiras técnicas para jovens de escolas públicas dos municípios vizinhos. A próxima palestra será da Elekeiroz, no dia 29 de outubro, às 9h, na Escola Eustáquio Alves, em Camaçari.

“Fiquei muito honrada com o convite para representar minha empresa no Construindo o Futuro. Cresci acreditando que a educação é a ferramenta mais poderosa que temos, e foi ela que abriu portas na minha vida. Participar desse programa é uma forma de retribuir e mostrar aos jovens que, com dedicação e acesso ao conhecimento, é possível transformar realidades”, afirma Ariane.

Relatos como o da engenheira são importantes para mostrar aos estudantes que a educação é o caminho para realizar seus sonhos, como destaca Sirlene Marinho, psicóloga da Secretaria Municipal de Educação de Dias d’Ávila (Seduc). “Para que os alunos entendam que eles não estão em uma caixinha, mas que se confiarem em si, podem alcançar um mundo inteiro de oportunidades lá fora e testemunhos como este os motiva a continuarem sonhando, sem desistir”, salientou.

Graduada em Engenharia Mecânica pela UFBA em 2019, Ariane Batista descobriu sua paixão pela área durante um estágio técnico no Rio de Janeiro, em 2012. Hoje, ela integra o time de engenheiros da Braskem certificados com a API 570, credencial internacional de alto reconhecimento no setor de petróleo, gás e indústrias correlatas, voltada a especialistas em inspeção e manutenção.

Durante sua apresentação, a engenheira relatou os desafios e conquistas que marcaram sua jornada, evidenciando como a engenharia contribui diretamente para a segurança, eficiência e continuidade dos processos industriais. “Meu objetivo foi mostrar aos jovens que a engenharia é uma formação versátil, com possibilidades de crescimento em diversas áreas, e que a educação foi a chave que me permitiu chegar até aqui”, completou.

Vale ressaltar que o programa Construindo o Futuro é promovido pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari – Cofic, com apoio das secretarias de Educação de Camaçari e Dias d’Ávila e também das empresas do Polo de Camaçari. Este ano, participam a Bayer, Basf, Braskem, Cetrel, Elekeiroz, Ultracargo e Unipar. Os profissionais dessas empresas estão compartilhando suas experiências com os estudantes do 8o. e 9o. anos das escolas públicas dos municípios vizinhos, respondendo dúvidas e explicando como as carreiras técnicas contribuem para o futuro profissional desses jovens, inclusive para acessar as oportunidades de trabalho no Polo de Camaçari.

Compartilhar notícia: