• 6 de October de 2024


Maternidade Regional de Camaçari gera mais de 600 postos de trabalho e reforça assistência em toda a região

 Maternidade Regional de Camaçari gera mais de 600 postos de trabalho e reforça assistência em toda a região

No dia 30 de setembro, a Maternidade Regional de Camaçari (MRC), unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), comemora dois anos de atuação, consolidando-se como um polo de cuidado humanizado e de geração de empregos para a região. Desde a sua inauguração, a unidade tem transformado a vida de milhares de pessoas ao oferecer atendimento de qualidade para gestantes, além de fortalecer a economia local por meio da criação de mais de 600 postos de trabalho, entre contratações diretas e indiretas.

Com 463 trabalhadores contratados pela FESF-SUS, a maternidade conta com uma equipe diversa, composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais e outros profissionais essenciais para assegurar a assistência a milhares de baianas. Desse total de funcionários, 60% são moradores de Camaçari, o que fortalece a relação entre a maternidade e a comunidade local. Além disso, a MRC conta com 120 colaboradores terceirizados que atuam em áreas como segurança, rouparia e higienização, e 115 prestadores de serviços médicos.

Para Scheila Pereira, técnica de enfermagem e uma das primeiras a integrar a equipe da MRC, fazer parte desse projeto é motivo de orgulho. “É muito gratificante estar completando dois anos de trabalho com a maternidade e fazer parte dessa jornada. Eu tinha outro vínculo, mas escolhi me dedicar totalmente à maternidade, e isso me trouxe grande satisfação”, revela.

Desde sua inauguração, a MRC já realizou mais de 8 mil partos, sendo 1.674 considerados de alto risco. Além disso, a unidade acolheu 26.658 mulheres pela porta da urgência, consolidando-se como referência para gestantes de Camaçari e outros municípios da Região Metropolitana de Salvador, como Conde, Dias D’Ávila, Mata de São João, Pojuca e Simões Filho.

Gisélia Pinheiro, diretora-geral da Maternidade, destaca a importância da MRC não apenas na saúde, mas também no desenvolvimento da comunidade local. “Geramos empregos e oportunidades para muitos profissionais da região. Poder atuar em um lugar onde você transforma a realidade de pessoas conhecidas dá um significado especial ao trabalho. Isso cria uma relação afetiva e melhora os resultados que entregamos”, afirma.

Além dos serviços de parto de risco habitual e alto risco, a Maternidade Regional de Camaçari oferece serviços especializados, como atendimento a mulheres e crianças em situação de violência sexual e o ambulatório de luto perinatal, reafirmando seu compromisso com o cuidado integral à saúde das gestantes e famílias da região.

Joe Improta