close
  • 3 de December de 2020

Martagão amplia vagas para exames de endoscopia e colonoscopia pediátricas. Saiba como marcar

 Martagão amplia vagas para exames de endoscopia e colonoscopia pediátricas. Saiba como marcar

O Martagão Gesteira ampliou o quantitativo de vagas para exames de endoscopia e colonoscopia para crianças. A mudança proporciona o acesso de mais pacientes a este tipo de serviço especializado e é mais uma etapa estruturante na construção da linha de cuidado ao paciente hepático, que possui como fase final a execução do transplante hepático pediátrico do Hospital.

“A partir de agora, vamos ter um centro de referência em endoscopia e colonoscopia pediátricas, o que nos permite atender a mais pacientes e estruturar essa linha de cuidado que resultará no nosso objetivo maior: o transplante hepático pediátrico do Martagão”, ressalta a médica hepatologista e endoscopista do HMG Tainara Oliveira.

Serão feitas endoscopias diagnóstica e terapêutica, em pacientes de 0 a 14 anos, e colonoscopia em crianças a partir de dez quilos. Endoscopia diagnóstica é aquela que serve para investigação de patologias gastrointestinais. Já a terapêutica envolve tratamento de varizes de esôfago, retirada de pólipos, tratamento de úlceras gástricas e duodenais.

“Nessa fase de ampliação de um serviço especializado, é importante para instituição somar na equipe a participação de profissionais experientes e de relevância no cenário estadual como Marcos Clarencio e Luciana Leal, além da própria Tainara, que já faz parte do nosso quadro. É a certeza de que estamos ofertando um serviço de excelência para as crianças da Bahia”, afirma o diretor médico da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (entidade mantenedora do Martagão), Risvaldo Varjão.

As marcações podem ser feitas presencialmente, de segunda a sexta, de 8h às 17h, na sede localizada no bairro do Tororó. É preciso ter o pedido do exame (a guia SUS) em mãos, com a motivação para a realização do procedimento, comprovante de residência e o cartão SUS do paciente. A agenda de marcação é aberta todo primeiro dia útil do mês até que as vagas sejam esgotadas.

Expansão – Procedimento pioneiro que o Martagão passará a oferecer, o transplante de fígado é a única alternativa para crianças com algumas doenças hepáticas. Na Bahia, no entanto, esse tipo de transplante ainda não é feito em crianças. Para realizar esse tipo de transplante em crianças de 0 a 14 anos, o Hospital iniciou, em 2019, uma parceria de aperfeiçoamento técnico com o Hospital Sírio-Libanês. Profissionais da instituição foram para São Paulo para serem treinados no Sírio e, durante a parceria, trabalharão em conjunto para realizar os primeiros transplantes de fígado na Bahia.

Redação