• 25 de January de 2021

Japão encontra nova variante do coronavírus em viajantes brasileiros

 Japão encontra nova variante do coronavírus em viajantes brasileiros

O governo do Japão anunciou que identificou uma nova variante do novo coronavírus em 4 pessoas que estavam viajando no Brasil. Os brasileiros chegaram em Tóquio pelo aeroporto Haneda, no dia 2 de janeiro. Suas identidades não foram reveladas.

A variante identificada é a B1.1.248, que possui 12 mutações na proteína de pico. Ela é semelhante ao vírus encontrado na África do Sul e Reino Unido.

Uma das mutações é a E484, que pode afetar a capacidade dos anticorpos de neutralizarem o novo coronavírus. “Existe a preocupação de que a imunidade convencional contra o vírus possa ser menos eficaz contra o vírus E484”, diz órgão de saúde do país.

No entanto, “até o momento, não há indícios que mostram que a nova variante encontrada nós brasileiros é altamente infecciosa”, diz Takaji Wakita, chefe do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão.

Dos quatro viajantes, um homem na faixa dos 40 anos de idade apresentou problemas respiratórios, uma mulher de cerca de 30 anos relatou dor de cabeça e garganta e um adolescente teve febre. Segundo o governo do Japão, a outra jovem brasileira com idade entre 10 e 19 anos, não apresentou sintomas.

Redação