• 24 de June de 2024


Governador Rui Costa anuncia reabertura da antiga fábrica da Fafen em Camaçari

 Governador Rui Costa anuncia reabertura da antiga fábrica da Fafen em Camaçari

A antiga Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), está prestes a abrir as portas novamente. O anúncio foi feito pelo governador do estado, Rui Costa na
manhã desta terça-feira (26). Localizada no Polo Industrial de Camaçari, a Fafen foi arrendada pela empresa Proquigel.

“Semana que vem, já no início da semana, acontece a solenidade de retorno da Fafen, antiga Nitrofértil, que estava fechada no Polo e que fabrica amônia.
Esta fábrica vai ser extremamente importante para a produção de nitrogênio. Semana que vem tem a reabertura e eu vou estar reunido com os executivos dessa empresa e outros que estarão lá e talvez tenhamos bons anúncios de investimento para o nosso estado”, declarou o governador durante a entrevista.

Com investimento avaliado em R$ 95 milhões, a fábrica tem a previsão de gerar mil vagas na manutenção preliminar e 320 empregos diretos para fabricação de amônia, ureia e dióxido de carbono, com capacidade de produção perto de 3,4 mil toneladas por dia, de acordo com projeção divulgada pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral.

O anúncio da hibernação da Fafen foi feito pela Petrobras em março de 2018. Na época, a empresa alegou problemas financeiros como motivo para a medida. Em dezembro de 2019 a Petrobras assinou o contrato de arrendamento da Fafen com a Proquigel Química, subsidiária do grupo Unigel, por R$ 177 milhões.

Joe Improta