Ford vende fábrica de Camaçari para governo da Bahia e abre caminho para BYD
A Ford vendeu a fábrica de Camaçari para o Governo do Estado da Bahia, em um acordo para reversão da propriedade. Os valores não foram divulgados.
Segundo a Ford, “esse processo seguirá legislação vigente, que prevê posterior indenização para a empresa em valores compatíveis com o mercado. O acordo tem a finalidade de simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica, contribuindo para geração de valor ao Estado e à comunidade baiana.”
O acordo abre caminho para que a BYD finalmente assuma a fábrica da Ford. A empresa chinesa, em anúncio feito no dia 3 de julho, firmou acordo com o governo local para a instalação de três unidades fabris na cidade baiana e negociava diretamente com a marca norte-americana para assumir a unidade de Camaçari, mas a negociação acabou emperrada.
Sobre a negociação com a Ford, a BYD disse que reforça seu compromisso de investir R$ 3 bilhões no complexo onde serão instaladas três novas fábricas sendo uma unidade dedicada à produção de automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano, outra para à produção de caminhões elétricos e chassis para ônibus, com possibilidade de abastecer o mercado das regiões Norte e Nordeste do Brasil e a terceira, ao processamento de células de lítio e ferro fosfato, com a expectativa de geração de 5 mil empregos.