• 26 de December de 2024


Empresas do polo de Camaçari, Dow e Kordsa recebem selo por assegurar inclusão LGBT+ no mercado de trabalho

 Empresas do polo de Camaçari, Dow e Kordsa recebem selo por assegurar inclusão LGBT+ no mercado de trabalho

A Dow Brasil e a Kordsa Brasil, ambas no Polo de Camaçari, conquistaram o Selo da Diversidade LGBT+ no Mercado de Trabalho, junto com a Universidade Federal da Bahia, o Centro Universitário UniJorge, e o Ministério Público da Bahia. Mais de 30 organizações receberam a certificação outorgada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), em reconhecimento ao compromisso e confiança na instalação do programa de diversidade em suas unidades e na inclusão do público LGBT nos processos de emprego e renda e combate à LGBTfobia.

“Diversidade e inclusão estão no DNA da Dow. Há seis anos recebemos o Selo Étnico-Racial da Prefeitura de Salvador e este novo reconhecimento evidencia o trabalho que realizamos para a inclusão da comunidade LGBTQIA+ no mercado de trabalho, inspirando outras empresas nessa jornada, já que somos uma multinacional formadora de opinião no nosso setor”, afirma Greg Oliveira, diretor da Dow na Bahia.

“Para que sejamos virtuosos em todos os nossos atos precisamos entender que devemos caminhar todos juntos enquanto sociedade. E, por isso, entendemos que promover cada vez mais um ambiente de trabalho inclusivo, que preze pela equidade e que seja pautado por relações respeitosas, onde as pessoas podem ser elas mesmas e tenham oportunidades para viver o seu melhor, é o caminho para a evolução humana. Ter a parceria da Semur tem sido um grande norteador para a Kordsa dar passos largos frente a temas tão relevantes para nossa comunidade”, afirma João Augusto Teixeira, Chief Operating Officer da Kordsa América do Sul.

Inclusão e respeito à diversidade

A conquista do Selo da Diversidade LGBT+ no Mercado de Trabalho pelas duas empresas do Polo de Camaçari é resultado de um amplo programa de inclusão e respeito à diversidade. Entre suas ações, a Dow oferece benefícios iguais para parceiros do mesmo sexo, incluindo seguros de saúde, odontológicos e de vida, bem como licença de luto, recolocação, benefícios de sobrevivência e assistência de carreira dupla. Há um ano, a empresa passou a oferecer 16 semanas de licença parental para todos os novos pais, incluindo pais adotivos e homoafetivos.

“Aqui na unidade da Dow na Bahia já desenvolvemos diversas ações internas de conscientização como palestras, workshops para colaboradores e terceirizados sempre buscando reforçar a diversidade e inclusão. Mas queremos fazer cada vez mais e ampliar nossa atuação para o público externo”, adianta Elmano Garcia, que lidera os trabalhos do GLAD na Bahia, que já capacitou quase 2 mil pessoas, entre funcionários, fornecedores, parceiros e clientes. Desde 2015, o GLAD tem se dedicado, por meio do Programa de Jovem Aprendiz, a empregar pessoas trans. Outra ação para os funcionários trans é a cobertura da terapia hormonal, que acontece desde 2018.

Na Kordsa, “a equidade, inclusão e diversidade fazem parte do nosso negócio, mais do que isso, reforçam a nossa cultura e papel dentro da sociedade”, informa a empresa, cujo Programa Ser Plural tem por objetivo promover e respaldar a diversidade e a inclusão de etnias, mulheres, comunidade LGBTQIAP+, pessoas com deficiência e diferentes gerações. O trabalho é voltado para sensibilização, conscientização e políticas afirmativas para garantir um ambiente mais saudável onde as pessoas podem viver o seu melhor. Entre as ações, a eliminação de critérios específicos de formação ou cursos em processos seletivos para viabilizar oportunidades para pessoas trans, reformas na estrutura física para banheiros e vestiários e também patrocinadores de processos gamificados para formação de jovens da comunidade LGBTQIAP+ para o mercado de trabalho.

“Nossa certificação com o Selo da Diversidade LGBT+ só comprova o quanto a Kordsa e seus Reinforcers estão comprometidos com o combate ao preconceito e na busca de um ambiente de trabalho saudável, respeitoso, empático e inclusivo. Como membro do Pilar Gêneros me orgulho em contribuir para essa conquista, fazendo da Kordsa um espelho para outras indústrias”, ressalta Simon dos Santos Moura, estagiário Técnico em Qualidade.

Joe Improta