Equipe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), visitou, na tarde desta terça-feira (3/1), imóveis localizados na rua Padre Paulo Maria Tonucci, no bairro Nova Vitória. O objetivo é adequar, à conveniência de comerciantes e moradores, uma operação para demolir o prédio nº 1008, localizado na via e atingido por incêndio em abril de 2022.
Como consequência do incêndio, à época, precisaram ser evacuados 25 imóveis. Destes, atualmente, somente a unidade nº 1009 permanece isolada. A proprietária, dona Luiza Maria de Oliveira, não vê a hora de poder voltar para sua casa. “O pior já passou. Estou pedindo a Deus que resolva logo, pois será um alívio. Depois que demolir, eles vão avaliar pra depois ver se não tem nenhum risco pra eu poder voltar pra minha casa, porque isso é tudo o que eu preciso”, disse.
Em abril, o trabalho de combate ao incêndio ao prédio no Nova Vitória levou mais de 17 horas, no qual foram utilizados mais de 190 mil litros de água. Laudo da vistoria da Compdec classificou como crítico o risco da ocorrência. Na ocasião, foram necessárias interdições de oito casas, além da evacuação de casas.
Durante o combate ao fogo, como medida temporária de segurança, a Neoenergia Coelba suspendeu o fornecimento de energia elétrica para 300 residências. Para atuar na operação, foram mobilizados aproximadamente 50 profissionais entre os órgãos da Defesa Civil, Neoenergia e Embasa.
Em situação de incêndios, a Defesa Civil deve ser acionada pelo tridígito 199, ou pelos números 3622-7799, 3622-7755, ou 9.9981-4136. A Compdec pode ser contatada por meio de seus perfis nas redes sociais Instagram e Facebook. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193.