• 21 de May de 2024


Covid-19: Bahia amplia vacinação para mães lactantes de bebês com até 12 meses

 Covid-19: Bahia amplia vacinação para mães lactantes de bebês com até 12 meses

As mães lactantes, com bebês de até 12 meses, podem ser vacinadas na Bahia a partir desta sexta-feira (21). A decisão foi divulgada pelo governo da Bahia, na manhã desta sexta-feira (21), e se estende para lactantes com ou sem comorbidades.

Inicialmente, somente mães lactantes com comorbidades estavam sendo imunizadas. Depois a imunização se estendeu para grupos de mulheres com bebês de até seis meses de idade e, agora, o público foi ampliado novamente, para incluir lactantes com filhos de até 12 meses.

A mudança veio a partir da mobilização do movimento “Lactantes pela Vacina”, que buscou ampliar o grupo e agora busca que as mães com crianças de até dois anos sejam incluídas. Segundo texto do grupo em carta ao governo da Bahia, o Brasil está entre os países com mais mortes de bebês por Covid-19 no mundo.

A partir desta sexta-feira, começaram a ser vacinadas também as pessoas a partir dos 57 anos em Salvador. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a imunização será feita de forma escalonada.

Das 8h às 12h serão vacinados os nascidos de 21 de maio a 21 de agosto de 1963. Já das 13h às 17h poderão tomar a vacina os nascidos de 21 agosto a 31 dezembro de 1963.

Os idosos com 60 anos ou mais, que ainda não foram imunizados, podem procurar os postos de vacinação normalmente para recebimento da vacina.

Joe Improta