Conviver passa por reforma para oferecer mais conforto e acolhimento aos idosos de Camaçari

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Conviver), gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), está passando por reforma estrutural, que vai transformar o equipamento em um ambiente ainda mais acolhedor, funcional e seguro para os cerca de 600 idosos atendidos no espaço, que oferta lazer, convivência e uma variedade de atividades voltadas à valorização da pessoa idosa e à promoção do envelhecimento ativo. As intervenções contemplam diversas áreas do equipamento.

Estão sendo realizadas manutenções na sala dos educadores e nos banheiros, reforma completa do refeitório e da cozinha, que passará por ampliação, passando a contar com duas novas salas. O espaço também recebe revisão hidráulica, troca de pisos em todas as áreas internas, pintura geral, manutenção na rede elétrica e aplicação de asfalto na parte interna do estacionamento.

Durante o período de reforma, o equipamento segue funcionando apenas com serviços administrativos. As atividades com os idosos estão temporariamente suspensas, a fim de assegurar o bem-estar e integridade de todos. A equipe, no entanto, mantém expediente normal, dedicada a organização de planejamentos, documentos e preparação de ações futuras para que o retorno das atividades aconteça com ainda mais qualidade e acolhimento.

A coordenadora do Conviver, Roseane Lopes de Oliveira, destaca que todas as ações têm como objetivo garantir mais conforto, segurança e funcionalidade tanto para os frequentadores quanto para a equipe que atua no local. “O Conviver continua firme em seu propósito de cuidar e valorizar a pessoa idosa, preparando um espaço renovado e cheio de novas possibilidades para todos”, pontuou

Entre os benefícios do espaço estão a convivência social, com o fortalecimento de vínculos entre os participantes, reduzindo o isolamento e promovendo amizades; bem-estar emocional por meio de atividades em grupo que elevam a autoestima, reduzem sintomas de solidão e contribuem para a saúde mental; e promoção da saúde física através de oficinas, danças, caminhadas e dinâmicas que estimulam o movimento e a coordenação motora.

O Conviver promove ainda o desenvolvimento cognitivo com jogos, palestras e oficinas que ajudam na memória, atenção e raciocínio; participação ativa, com a qual o idoso se sente valorizado, ouvido e parte importante da comunidade; momentos de descontração e alegria com festas, coral, eventos e passeios que potencializam a cultura e o lazer; e o sentimento de pertencimento, já que se torna um espaço de acolhimento e propósito.

Compartilhar notícia: