• 15 de July de 2024

Contrato da Petrobrás com Unigel viabiliza retomada da produção no Polo de Camaçari

 Contrato da Petrobrás com Unigel viabiliza retomada da produção no Polo de Camaçari

A Petrobras assinou contrato de industrialização por encomenda com a Unigel para produção de fertilizantes nas duas fábricas arrendadas para a empresa, o que garante a retomada das atividades tanto em Laranjeiras, Sergipe, como no Polo Industrial de Camaçari. A Unigel, que paralisou a produção de fertilizantes com um prejuízo de R$ 1 bilhão até setembro de 2023, anunciou que o contrato firmado “vai viabilizar a manutenção da produção de fertilizantes nitrogenados nas plantas”.

O acordo, firmado no último dia 29 de dezembro, “é fruto da parceria entre a Petrobras e a Unigel divulgada em 06/06/2023, estando alinhada com o Plano Estratégico 2024-2028 da companhia para produção de fertilizantes. Os estudos para produção de projetos de baixo carbono continuarão em andamento. A Petrobras reforça, assim, seu compromisso de liderar a transformação e impulsionar uma transição energética sustentável, justa e segura”, informou a estatal em comunicado ao mercado.

A Petrobrás não informou prazos, volumes e valores. A estatal é uma das fornecedoras de gás natural para as fábricas de fertilizantes que estão arrendadas para a Unigel, cujo contrato de 10 anos teve início em 2021.

A Unigel, por sua vez, informou em nota que “concluiu negociações conjuntas com a Petrobras para viabilizar a manutenção da produção de fertilizantes nitrogenados nas plantas da Bahia e de Sergipe. O contrato está alinhado com a visão estratégica de ambas as empresas, representando o primeiro passo das partes na análise de negócios conjuntos envolvendo o desenvolvimento de oportunidades nas áreas de fertilizantes, hidrogênio verde e projetos de baixo carbono”.

Sobre a Unigel

Fundada em 1966, a Unigel está localizada no Brasil, nos estados da Bahia, Sergipe e São Paulo, e no México. Tem posição de liderança em estirênicos, acrílicos e fertilizantes nitrogenados se consolidando como uma das maiores empresas químicas da América Latina e maior fabricante de fertilizantes nitrogenados do país. A companhia fornece insumos para a fabricação de produtos finais nos mercados de eletrodomésticos e eletrônicos, automotivo, tintas e revestimentos, construção civil, papel e celulose, embalagens, saúde e beleza, têxtil, mineração e agricultura. Além disso, realiza a primeira iniciativa para produção em escala industrial e distribuição de hidrogênio e amônia verde do Brasil a partir do Polo de Camaçari.

Joe Improta