• 28 de March de 2024


Cidadão pode solicitar reimpressão da carteira de identidade pela internet

 Cidadão pode solicitar reimpressão da carteira de identidade pela internet

Os cidadãos baianos podem solicitar uma nova impressão da carteira de identidade pela internet. O RG Expresso, que registra mais de 46 mil reimpressões desde outubro de 2019, já pode ser solicitado em todos os 36 postos da Rede SAC pela capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e interior do estado. O cidadão solicita o serviço através do SAC Digital, e já escolhe o posto SAC em que irá apenas uma vez, somente para receber o documento já pronto, sem necessidade de agendamento prévio.

A solicitação do RG Expresso atende a alguns pré-requisitos. É necessário que a carteira de identidade atual tenha sido emitida no prazo máximo de seis anos. O cidadão também precisa ter a biometria cadastrada no sistema, além de fotografia e assinatura. A entrega do documento só poderá ser feita pelo próprio titular, que precisa autenticar a biometria no ato. O prazo de recebimento é de até sete dias úteis após o pagamento da taxa de R$ 43,62.

Atualmente, existem mais de 4,6 milhões de baianos aptos a solicitarem o RG Expresso, de acordo com dados do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM). Para o diretor do IIPM, Jorge Ressurreição, o RG Expresso atende à diretriz do Governo do Estado de tornar os serviços públicos cada vez mais virtuais. “É um conforto e comodidade ao cidadão ter a possibilidade de solicitar um documento tão importante sem se deslocar de sua casa, apenas tendo acesso à internet”, ressalta.

Para solicitar o RG Expresso, é só baixar o aplicativo ou acessar o SAC Digital. É importante lembrar que para entrar nos postos da Rede SAC é necessário apresentar comprovante de vacinação completa contra a covid-19 (incluindo a dose de reforço), e estar sem sintomas gripais. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Joe Improta