• 18 de May de 2024


Câmara quer adesão de Camaçari a programa de educação financeira nas escolas e implantação de ciclovia na orla

 Câmara quer adesão de Camaçari a programa de educação financeira nas escolas e implantação de ciclovia na orla

A Câmara de Camaçari encerrou a 15ª Sessão Ordinária, realizada nesta quinta-feira (05/10), com saldo de 16 matérias analisadas e aprovadas por unanimidade. As proposições trataram dos mais diversos temas, sempre com o compromisso de garantir junto aos órgãos do Poder Executivo melhorias efetivas para a cidade.

Entre os destaques esteve a Indicação Nº 782/2023, apresentada pelo vereador Dr. Samuka (Cidadania), que solicitou que o município faça adesão ao Programa Aprender Valor, desenvolvido pelo Banco Central do Brasil e que tem como objetivo levar ensinamento de educação financeira para escolas de todo país, estimulando o desenvolvimento de competências e habilidades de educação financeira e educação para o consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras.

O programa é financiado com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e vem sendo implementado desde o início de 2020, em caráter experimental. No ano de 2021, a iniciativa entrou em fase de expansão nacional, possibilitando que outras escolas e redes municipais e estaduais de educação tenham acesso aos recursos do programa. Dessa forma, nos Municípios que fizerem adesão ao programa, conhecimentos sobre formas de melhorar a gestão do dinheiro podem chegar a estudantes de Ensino Fundamental de qualquer localidade.

“Abordar a Educação Financeira no contexto escolar é uma urgência social, tendo em vista os impactos, na vida individual e coletiva, no presente e no futuro, causados pelo modo como as pessoas lidam com o consumo e com os recursos financeiros e materiais. O programa desenvolve por meio de projetos escolares que integram Educação Financeira a diferentes componentes curriculares. Esses projetos trazem sequências didáticas com atividades capazes de articular habilidades relacionadas ao planejamento do uso dos recursos, à poupança ativa e ao uso responsável do crédito com conteúdo e habilidades de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas previstas na BNCC, de modo transversal e integrado”, explicou o parlamentar.

Também ganhou apoio dos parlamentares a Indicação Nº 780/2023, que solicitou ao Governo do Estado a implantação de uma ciclovia com início na divisa de Camaçari com Lauro de Freitas, no Rio Joanes, em Catu de Abrantes, se estendendo até a divisa de Camaçari com Mata de São João, no Rio Pojuca, em Barra do Pojuca.

A matéria foi apresentada pelo vereador Vaninho da Rádio (União), que usou a tribuna para defender a matéria. Na oportunidade, o parlamentar destacou que há algum tempo muitos munícipes têm adotado a bicicleta, não só para a prática de atividades de lazer e recreação, mas, também, como meio de transporte para se deslocarem para o trabalho, bem como, para outras atividades em localidades diferentes.

“Em virtude do intenso tráfego de carros, caminhões, motos e ônibus nas estradas que ligam estas regiões, a segurança dos ciclistas fica ameaçada. As estatísticas mostram grande número de acidentes com vítimas fatais, principalmente, acometidas com ciclistas, no que são noticiados a cada instante nos principais veículos de comunicação, na BA – 099, ou em outras vias dentro do nosso município. Portanto, com o objetivo de aumentar a segurança dos ciclistas e garantir a trafegabilidade”, ressaltou.

Joe Improta