A Polícia Militar realizou, na quinta-feira (12), a solenidade de passagem de comando do 12º Batalhão da PM (BPM) de Camaçari. O evento foi realizado no Colégio Estadual de Tempo Integral Gonçalo Muniz, localizado na Gleba C, e contou com a presença do prefeito Luiz Caetano, além de diversas autoridades municipais.
Receba as principais notícias de Camaçari em primeira mão no seu WhatsApp: CLIQUE AQUI
Durante a cerimônia, o tenente-coronel Ricardo Márcio Vieira Santana, que estava à frente do batalhão desde dezembro de 2024, transmitiu o comando ao tenente-coronel Roberto Pinto de Castro. Com aproximadamente 42 anos de existência, o 12º BPM exerce um papel estratégico no fortalecimento das ações de segurança pública na região e em alinhamento com o comando geral da corporação no estado.
O tenente-coronel Roberto Pinto de Castro, que assumiu a responsabilidade pela direção técnica, operacional e disciplinar do 12º BPM de Camaçari, além do planejamento, coordenação e fiscalização das atividades da corporação, destacou algumas premissas de atuação, a exemplo do comprometimento com a segurança municipal e escuta ativa junto à população.

“É uma honra muito grande estar voltando nessa cidade, que já tive a oportunidade de servir por cerca de 12 anos. Agora, a população pode esperar um trabalho contínuo, fomentado por dedicação total, trabalho com firmeza e lealdade, ouvindo a comunidade e buscando atender os anseios da população em relação à segurança pública”, prospectou o oficial.
Por sua vez, o tenente-coronel Ricardo Márcio Vieira Santana enalteceu a unidade com as demais instituições de defesa social. Ao longo dos seis meses de atuação no 12º BPM de Camaçari, o PM desenvolveu um trabalho estratégico, sobretudo em áreas preventivas, como busca e apreensão de armas de fogo e expansão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Agora, ele assumirá a gestão do Comando de Policiamento da Região Metropolitana, em Lauro de Freitas.
“Foram dias e noites voltados ao combate da criminalidade. A sensação é de dever cumprido. Vem a certeza de que realizei todos os esforços para servir e proteger a sociedade camaçariense. A missão foi desafiadora, mas conseguimos promover uma maior integração com os outros órgãos de defesa social. Fomentamos a agilidade de inteligência e intensificamos o cumprimento de diversos mandados de prisão, recuperamos veículos roubados e furtados, apreendemos drogas e armas, ouvimos os reclamos, assimilamos as críticas e nos esforçamos para corrigir os erros, potencializando resultados mais efetivos”, afirmou o tenente-coronel.
Para o prefeito Luiz Caetano, a segurança pública deve ser vista como prioridade com o esforço conjunto entre as Polícias Militar e Civil, o Ministério Público, a Justiça, sociedade civil organizada e o Executivo. “A agenda da segurança pública é uma das agendas mais difíceis que existe, mas nós precisamos dessa unidade da sociedade para tomar conta da cidade e garantir uma segurança melhor para o cidadão e a cidadã camaçariense”, pontuou o gestor municipal.
Experiência
Formado no ano de 1996 no Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar da Bahia, o novo comandante do 12º BPM de Camaçari é especializado em Segurança Pública e pós-graduado em Gestão de Trânsito pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e em Política e Planejamento Estratégico, pela Escola Superior de Guerra.
O tenente-coronel Roberto Pinto de Castro possui distintas especializações, como: Segurança Pública e Gestão de Segurança Pública; Gestão de Policiamento Turístico; Gerencial de Comando Operacional; Técnicas e Táticas Policiais e Ações de Choque; entre outros.
Dentre os postos de comando, o oficial já atuou no Batalhão de Polícia de Choque; de Polícia Rodoviária; na Companhia Independente de Polícia Militar, em Santo Amaro; no Comando de Policiamento Regional da Capital (Central) e Comando de Policiamento de Apoio Operacional.