• 19 de April de 2024


Camaçari é a melhor cidade para investimentos na indústria

 Camaçari é a melhor cidade para investimentos na indústria

(Leandro Fonseca/Exame)

A 37 quilômetros de Salvador, o polo industrial de Camaçari, responsável por 30% das exportações da Bahia e 22% do PIB da indústria de transformação do estado, vive um momento de franca expansão, apesar da crise econômica que veio à reboque da pandemia e abateu boa parte da economia brasileira.

Uma série de atrativos, como a infraestrutura de dutos para escoamento das matérias-primas produzidas no local até o porto mais próximo, o de Aratu, vem atraindo mais investimentos”, afirma Mauro Pereira, superintendente do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari.

Em agosto, a prefeitura da cidade lançou uma campanha para atrair novas empresas e impulsionar a retomada no pós-pandemia. A maioiria dos novos negócios deve se concentrar no complexo industrial.

A capacidade de atração de investimentos rendeu à Camaçari o primeiro lugar no ranking do setor industrial elaborado pela Urban System, que leva em consideração dez indicadores, entre eles o índice de crescimento das empresas e a infraestrutura de transportes.

Atualmente, o complexo, que tem um faturamento anual de 60 bilhões de reais, emprega cerca de15.000 pessoas, cujo salário médio é de 5.200 reais por mês. O valor é 55% acima da média nacional, em razão da necessidade de mão de obra especializada.

Camaçari, com cerca de 300.000 habitantes, vive do sucesso do polo: 37% dos empregos formais são industriais e 10% da arrecadação vem das indústrias ali instaladas. Grandes empresas como a Basf, uma das maiores indústrias químicas do mundo, e a Braskem, entre dezenas de outras, empregam milhares de pessoas no complexo industrial. A Basf já estuda planos de expansão.

“Conforme a evolução da economia brasileira, pensamos em analisar novos investimentos no complexo industrial da Bahia”, diz Tânia Oberding, diretora industrial do complexo da Basf em Camaçari.

Com informações da Exame

Joe Improta